Despertar a consciência de todo dia: Cáritas Diocesana participa de Marcha das Mulheres Negras

Pertencimento, orgulho, mas também resistência. Esses foram os sentimentos expressos na Marcha Regional das Mulheres Negras do Cariri cearense, promovida na manhã desta segunda-feira, dia 20, em Crato, da qual participou a Cáritas Diocesana.

Mesmo sob forte sol, o tom das celebrações do Dia da Consciência Negra era mantido desde muito cedo. Ao som de instrumentos de percussão, com cantos próprios da cultura afro, a marcha partiu da Prefeitura em direção à Praça Cristo Rei.

“Essa luta é nossa. A Cáritas, então, se junta a outros movimentos, outros coletivos para gritar pelo bem-viver e contra todas as formas de opressão, aniquilamento e descriminação. E este é nosso grande objetivo: reunir os negros e negras num grande Quilombo, lutando pelas nossas vidas, numa sociedade boa para se viver”, disse Verônica Carvalho, da Cáritas Diocesana.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, em alusão ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar como Dia da Consciência Negra em 2003, quando foi instituído o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Em 2011, a lei 12.519 criou a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não instituiu o feriado.

Fotos e texto: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação