Despedida do Romeiro: Entre lágrimas e saudades, fiéis se despedem de mais uma romaria

Chapéu na mão, lágrimas nos olhos e no coração a gratidão por mais uma romaria vivenciada. Cada romeiro, mesmo em suas particularidades, compartilha da saudade que já encontra morada em cada coração. Assim aconteceu nesta sexta-feira, dia 2, na tradicional benção do chapéu, onde os romeiros se despedem de Juazeiro.

“O coração acelera e é preciso beber água para se acalmar”, disse a aposentada Adalgiza Maria, de 74 anos, de Caruaru (PE), sobre este momento. Há mais 30 anos ela vem a Juazeiro, religiosamente no mês de setembro. Mas, este ano, pela primeira vez participa da Romaria de Candeias, e diz não querer mais voltar para casa. “Nunca tinha vindo essa época, só em setembro. Aí esse ano quis vir pra Candeias, e ‘tô’ muito feliz. Aqui é tão bom, que nem dá vontade de voltar pra casa. Queria poder ficar era aqui!”, afirmou, com sorriso sincero e despojado.

A faixa etária, por sua vez, não é barreira para o amor e a devoção durante os louvores a Nossa Senhora. Antônia Beatriz, de seis anos, provavelmente não participou de tantas romarias como os demais romeiros, mas disse gostar muito de estar na Basílica. Quando perguntada sobre o que mais gosta, a resposta veio rápida: “De tudo!”. Dizendo isso, a pequena correu para o colo da Avó, ou “vó-mãe”, como ela prefere chamar. E assim a fé torna-se herança e perpassa as gerações.

Este momento é visto, por muitos, como o fim de mais uma romaria, talvez por carregar a palavra despedida. Para outros, no entanto, só está começando. Segundo o bispo Dom Gilberto Pastana “é o fim de um novo começo”. “Em cada romaria, eles trazem seus pedidos e se renovam na sua caminhada, e que essa renovação, recomecem suas vidas”, concluiu o pastor.

Por ocasião da Solenidade da Apresentação e dia votivo a Nossa Senhora da Luz, a despedida desta romaria foi marcada pela luz do Círio Pascal, que pelas mãos do vigário paroquial, Padre Antônio Romão, caminhou entre a multidão de romeiros.

Por Mychelle Santos/Colaboradora

Fotos: Árysson Magalhães. Patrícia Silva e Rozélia Costa