Debaixo dos auspícios de São Pedro, Paróquia de Caririaçu celebra seus 150 anos de criação

O povo católico de Caririaçu se preparou, com entusiasmo, para celebrar o sesquicentenário de criação da Paróquia, que tem como padroeiro São Pedro. Há 150 anos, no dia 9 de novembro, Dom Luiz Antônio dos Santos, primeiro bispo da diocese do Ceará, elevava a capelinha localizada na “Serra de São Pedro” à dignidade de Igreja Matriz.

Para tão grande festa, um tríduo foi preparado. O ponto alto aconteceu nesta segunda-feira, dia 9, com homenagens feitas durante todo o dia, com o repique dos sinos e salvas de fogos. Às 17h, houve celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, o padre Cícero Caboclo, e pelo Padre José Claudio, reitor do Santuário da Divina Misericórdia, em Barro, e que já teve passagem por Caririaçu.

Em sua homilia, Dom Gilberto lembrou que a Igreja, mais do que tijolos, é construída pela fé e a vida do povo. “Não estamos celebrando a existência somente do templo erguido, esse edifício de pedra, mas desse edifício humano. É aqui que nós nos fortalecemos. Paróquia é todo o povo de Deus que celebra, fortalece e santifica a sua fé, que durante esses 150 anos de evangelização, proclamaram e anunciaram a pessoa de Jesus”.

Para agradecer ao Senhor pelas copiosas graças derramadas, a comunidade paroquial voltou seu olhar para o altar da Eucaristia. Seguindo as medidas de prevenção contra o coronavírus, o número de fiéis no interior da igreja foi reduzido, mas todos puderam acompanhar a celebração através das redes sociais. De perto ou de longe, presencial ou on-line, os devotos e devotas de São Pedro entoaram louvores, jubilosos.

Neste sentimento de gratidão, o pároco, Padre Cícero Caboclo, alegra-se em fazer parte desta data tão importante para a comunidade paroquial. Há pouco menos de um ano, ele conduz essa porção do povo de Deus. “Rendemos graças a Deus por esse Jubileu tão importante na caminhada missionária do povo de Caririaçu, e poder estar aqui, participar desta ação de graças, é um momento de muita alegria, em estar no meio desse povo de uma fé popular tão viva”, disse.

Como marco deste dia jubilar, o bispo diocesano presentou a Paróquia com um quadro comemorativo. Na imagem, a figura daquele que fora escolhido como Rocha que edificou a Igreja de Cristo e que, em Caririaçu, tomou lugar de especial devoção.

Acesse a galeria de fotos, aqui.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação