Cuidar da Saudade: Dom Gilberto planta árvores no dia de finados em memória dos que já se foram

Compartilhe:

Na manhã desta segunda-feira, dia 2 de novembro, Dom Gilberto Pastana, bispo de Crato, participou do plantio de árvores conforme pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em memória dos que se foram. A campanha é promovida em parceria com outras entidades e exorta: “É tempo de cuidar da Saudade e da Casa Comum”, uma forma de evitar aglomerações nas igrejas e cemitérios, além de chamar a atenção para a destruição ambiental promovida pelas queimadas. O plantio aconteceu nos jardins da Praça dos Romeiros, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE.

Nestes meses em que a estiagem se faz longa no Sul do Ceará, favorecendo queimadas e outras formas de degradação do solo, a chuva que banhou os jardins da Casa da Mãe das Dores abençoou as noves mudas de plantas escolhidas para representar o número de estados nordestinos, de onde provêm a maioria dos romeiros. Além de fazer memória deles, esse momento simbólico também homenageou os mais de 160 mil mortos pela Covid-19, dos quais 742 viviam no território da Diocese de Crato.

Seguindo essas indicações, Dom Gilberto, acompanhado do pároco e reitor da Basílica, Padre Cícero José, e do vigário Paroquial, Padre Antônio Romão, plantaram 3 Juás, 1 Flamboyant, 1 Ipê roxo, 2 Timbaúbas, 1 Jambo, 1 Tamarindo. De acordo com o bispo, o gesto significou plantar a esperança. “Para que a vida floresça é necessário proteger. Essa árvore, que vai florescer e frutificar, revela, também, o cuidado que todos nós devemos ter nesse tempo de pandemia”, afirmou. Uma família romeira do Rio Grande do Norte ajudou no plantio.

Sobre a simbologia do local, a Praça dos Romeiros, o reitor da Basílica, Padre Cícero José, disse que a intenção foi, justamente, estar em comunhão com todos, lembrando aqueles que estão em Juazeiro, mesmo em número reduzido, e os que não puderam estar, mas que celebraram no coração a Romaria de Finados.

Texto: Jornalista Patrícia Mirelly / Assessoria de Comunicação

Fotos: Rozelia Costa / ASCOM Basílica Nossa Senhora das Dores

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts