Neste terceiro domingo do tempo do advento, 16 de dezembro, dia em que a Igreja celebra o domingo da alegria, na espera pelo nascimento do Menino Jesus, a comunidade paroquial de Nossa Senhora do Rosário, em Quitaiús, distrito de Lavras da Mangabeira, celebrou também a alegria por acolher 151 jovens que receberam o sacramento da Crisma, durante celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre José Fabiano Duarte, na Igreja Matriz, às nove horas da manhã.
Esta foi a primeira vez que dom Gilberto crismou jovens desta paróquia, uma vez que a coordenação da catequese optou por dois anos de formação para que os crismandos alimentassem, ainda mais, a consciência sobre a importância deste passo que estariam dando na vida de fé.
“O sacramento da crisma é a confirmação do Espirito Santo que recebemos no batismo. Ele já está em vocês e a gente reza para que os sete dons atuem em vocês. Aceitar o Espirito Santo é participar, tomar iniciativa para fazer o bem, a começar pelas coisas pequenas. O bem começa com as coisas pequenas, simples. Participem da comunidade. Coloque os dons a serviço da comunidade. Procurem fazer o bem e não se contentem com aquilo que vocês fizerem. Façam sempre o melhor. Isso é a atuação do Espirito Santo. Sejam felizes no acolhimento e na prática do Espirito de Deus”, disse o bispo aos jovens.
Durante a catequese os crismandos aprofundaram o conteúdo do Livro “Eu Creio”, participaram de palestras com vários temas, realizaram visitas incorporando o sentido da Igreja em Saída e, por fim, de forma dinâmica, resumiram os capítulos do “Eu Creio” apresentando-os de forma teatral.
“A gente está com uma esperança muito grande que nós temos sangue novo na paróquia, que eles vão perseverar. Eu tive a oportunidade de visitá-los nas comunidades, conversar com eles. Foi um trabalho muito intenso nestes quase dois anos de acompanhamento na catequese. Foi um trabalho intenso feito pelos catequistas”, considerou a religiosa e coordenadora da catequese paroquial, irmã Madalena Aparecida Marques.
Os crismados eram da Matriz e de mais dez comunidades da paróquia.

Viver o Espírito Santo
Antes do ritual da crisma, o bispo falou aos jovens, comunidade, padrinhos e pais com palavras de entusiasmo, incentivando-os à vivência do evangelho. Na homilia destacou a proximidade da chegada de Jesus e a expectativa alegre para este momento tão aguardado.
“Falta apenas um domingo para nos encontrarmos com o Senhor. Nessa caminhada vamos nos preparando, por isso é necessário limpar, transformar nossa vida para acolhermos o Jesus. O domingo da alegria diz para nos alegrarmos, pois o Senhor está próximo. Ele vem. Está chegando. Isso cria expectativa alegre. É o Senhor que vem”, falou.
O bispo também pediu que os participantes refletissem sobre como ser melhor diariamente. “Cada dia que caminhamos devemos crescer, fazer o melhor. O que podemos fazer para sermos melhor? O que devemos fazer para sermos mais cristãos? Para hospedarmos Jesus? Devemos trabalhar para construir o reino e não destruir as pessoas. Como é bom nessa liturgia de hoje nos perguntarmos e escutarmos o que o Senhor tem a nos dizer”, concluiu.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)











