Na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Barbalha, um quadro representando a pomba do Espírito Santo, colocada no centro do Altar-mor, um pouco acima do Sacrário, sinalizava que a celebração teria um significado particular.
Perto das sete horas da noite da terça-feira, dia 27 de novembro, cento e sessenta e quatro jovens, em fileiras, adentraram o templo santo, ocupando todos os bancos disponíveis na assembleia. E, sob o vento frio que desce da chapada do Araripe e favorece a oração interior, receberam o Sacramento da Crisma, durante a Santa Missa presidida pelo bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana. O rito, que aconteceu após a homilia, consistiu-se da imposição das mãos do pastor diocesano e a unção do Óleo Santo na fronte de cada crismando. 
Na noite desta sexta-feira (30), outra turma, composta por 133 jovens, proveniente das comunidades rurais da paróquia, experimentou a mesma alegria.
Além de ser a confirmação do batismo, a Crisma também assinala a “maturidade na fé”. Para alcançá-la, no entanto, é preciso “liberdade e consciência”.
“Aqui está uma grande preocupação: permanecer na vida de fé, encontrar-se num serviço, numa pastoral e servir na comunidade. O cristão precisa estar, permanentemente, na comunidade, participando dela, como um soldado”, sublinhou Dom Pastana. E disse, ainda, que a “Crisma é ocasião para fortalecer a decisão de se tornar cristãos adultos, de professar o Senhor como razão da existência. Hoje vocês, livremente, escolhem o Senhor, optam por atender o Seu chamado”.
Outro ponto ressaltado diz respeito ao compromisso dos padrinhos com os seis afilhados: ” Vocês devem acompanhar seus afilhados na vida de fé, ajudando-os a crescer no seguimento de Jesus. E a melhor maneira de fazer isso é estar sempre presente na vida deles, não apenas fisicamente, mas uma presença cuidadosa, que acompanha”. E o mesmo vale para os pais e a comunidade, na qual esse jovens estão inseridos: “Esse Sacramento deve comprometer os jovens, para que continuem crescendo na fé cristã, na amizade com o Senhor e possam colocar esses dons a serviço da comunidade”.
As duas celebrações eucarísticas, com administração do Sacramento da Crisma, foi concelebrada pelo pároco, Padre Antônio José do Nascimento. Na terça (27), participaram, também, o vigário paroquial, Padre Emanuel e o Padre Nino Granjeiro.
Acesse a galeria de fotos: https://diocesedecrato.org/crisma-paroquia-santo-antonio-barbalha-2018/
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação








