Corpus Christi: Em Crato, multidão de fiéis celebram a Solenidade da transubstanciação

Impulsionados pela certeza que a Eucaristia é o “Pão que alimenta e que dá vida, vinho que salva e dá coragem”(V Oração Eucarística V), na tarde desta quinta-feira, 16 de junho, uma multidão se reuniu no Santuário Eucarístico Diocesano, em Crato, para celebrar a Eucaristia, fonte e o centro da vida cristã.

A celebração teve início ao fim da tarde, sendo presidida por Dom Magnus Henrique, e concelebrada pelos padres diocesanos, foi composta por dois importantes momentos: a santa missa e a tradicional procissão e benção do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas da cidade. Com o coração devotado, os fiéis participaram de cada um desses momentos com emoção e com o olhar atento à passagem de Jesus “pão vivo descido do Céu”.

A Celebração de Corpus Christi tem data variável no calendário, pois acompanha a Páscoa, sendo realizado 60 dias após o Domingo da Ressurreição e faz referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.

“Hoje somos muitos e formamos um só corpo nesta igreja. Estamos aqui emanados, como família, por causa da mesma fé. Vamos caminhando, rezando as nossas dores e as pessoas que são tão caras em nosso coração. Rendemos graças ao Senhor, neste dia, por sempre nos dar esse alimento salutar.  Celebramos hoje o dom da Eucaristia que realiza uma união profunda de cada um que comunga com o Senhor Jesus”, enfatizou o bispo diocesano em sua homilia.

Após a celebração, o povo de Deus, que lotava o Santuário, seguiu a procissão, que conduziu Jesus Eucarístico, trasladado no ostensório.  Durante o percurso, aconteceu dois momentos com a bênção do Santíssimo, uma de frente a prefeitura municipal e outra no Hospital São Camilo. A terceira bênção, aconteceu no patamar da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação