Foi realizada, na Cúria Diocesana, em Crato, a primeira reunião do ano com os conselhos econômicos paroquiais. Esses conselhos contam com a participação de leigos, que auxiliam os párocos e administradores na condução das atividades financeiras das paróquias e comunidades, no zelo e aplicação dos recursos. Também compete o incentivo à participação dos fiéis na sustentação econômica, normalmente feita pelo dízimo.
Responsável por presidir a reunião, de caráter formativo, o bispo Dom Gilberto Pastana fez questão de destacar a importância do momento. “Nós precisamos assumir os desafios comunitariamente. Tenho convicção de que, com muito diálogo e a integração de todos, conseguiremos melhorar ainda mais a situação das nossas paróquias e diocese”.
Na pauta, foi apresentada a prestação de contas de 2019, bem como a evolução e o trabalho da Pastoral do Dízimo na Diocese. Depois, em grupos, divididos por região forânea, os participantes partilharam suas experiências e dificuldades. Ao todo, cinquenta e uma pessoas estiveram presentes, sendo 18 padres, 2 diáconos e 30 leigos.
Os encontros para os conselhos econômicos acontecem semestralmente e têm o objetivo de promover o aproveitamento contínuo e articulado dos coordenadores.
Por: Assessoria de Comunicação











