Conselho Diocesano de Pastoral faz reunião on-line para apresentação de atividades

O Conselho Diocesano de Pastoral se reuniu virtualmente na manhã deste sábado, dia 27 de fevereiro, para apresentar e discutir as atividades relacionadas aos quatro pilares da Ação Evangelizadora (Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária) e como elas serão desenvolvidas no território diocesano, além da agenda 2021, da Campanha da Fraternidade Ecumênica e do ano dedicado a São José. Sobre essa última pauta, Padre José Vicente Pinto, vigário-geral da Diocese e Cura da Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, anunciou o resgate de hinos compostos por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo de Crato, que foram regravados e serão disponibilizados neste site para que as paróquias possam vivenciar bem esse momento celebrativo convocado pelo Papa Francisco.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal, é na reunião do Conselho que saem os encaminhamentos e os indicativos daquilo que será executado nas paróquias, conforme as urgências contidas no Plano Diocesano formulado na última Assembleia de Pastoral, realizada em novembro de 2019, e tem como prioridade evangelizar em um contexto cada vez mais urbano, romeiro e missionário. O plano integra cinco eixos: Escola Diocesana de Formação,  Palavra, Pão, Caridade e Missão, cada um com ações específicas, entre as quais estão, por exemplo, a elaboração de subsídios comuns para fortalecer o método da Iniciação à Vida Cristã e os círculos bíblicos, a promoção de cursos para ministros da Palavra e ministros extraordinários da Eucaristia, com plano de ação próprio para a formação continuada, passando pelo acompanhamento e apoio aos migrantes e refugiados.

O bispo diocesano Dom Gilberto Pastana lembrou que “todo o empenho e toda ação evangelizadora devem ter como motivação e objetivo principal a criação de comunidades que vivam e testemunhem o seguimento de Jesus”, avaliando como “muito positiva” a reunião e que os meios digitais “ajudam a manter as informações e as formações das comunidades eclesiais missionárias para que o Evangelho cresça”.

<< Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral. Foto: Reprodução >>

Leia também: https://diocesedecrato.org/calendario-das-atividades-pastorais-2021-por-que-e-importante-acompanhar/

O Conselho Diocesano de Pastoral se reúne duas vezes a cada semestre. Os próximos encontros estão marcados para o dia 31 de julho e 20 de novembro. Enquanto ainda houver necessidade de distanciamento social, serão promovidos de forma remota (on-line). O conselho é presidido por Dom Gilberto Pastana e congrega párocos, administradores paroquiais, coordenadores do Conselho Paroquial, coordenadores das pastorais diocesanas, representes dos movimentos diocesanos, coordenadores de cada Pilar (Palavra, Pão, Caridade e Missão), representantes do Seminário São José, Propedêutico, Cáritas Diocesana e da Conferência dos Religiosos do Brasil, núcleo Cariri.

Experiência pastoral

A reunião ainda teve espaço para partilha de experiência pastoral na pandemia. Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Crato, Padre Arileudo Machado, citou três linhas de ações realizadas na comunidade: o acolhimento a dezessete moradores de rua na sede da Pastoral do Menor, localizada no território paroquial; a promoção de uma live musical que arrecadou 4,5 toneladas de rações distribuídas nos abrigos de cães e gatos, que contou com a mobilização do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e da Pastoral da Juventude, além da assistência dada às famílias dos bairros mais carentes da paróquia com 2,5 mil cestas básicas e kits de proteção individual .

“Não paramos de ajudar, principalmente nestes últimos meses em que as pessoas estão sem auxílio emergencial e as coisas estão mais caras”, disse.

Por: Patrícia Mirelly|Assessoria de Comunicação