O bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana, participou de reunião nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, com os membros da Coordenação Diocesana de Pastoral para discutir a escolha da pauta que guiará a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no próximo dia 27, das oito às onze da manhã.
Enquanto ainda há necessidade de distanciamento social, a reunião será remota (on-line). Cada pároco – ou administrador paroquial – deverá acompanha-la junto ao representante da paróquia, dada à limitação no número de participantes nas ferramentas de videoconferência, de acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal. A prioridade, segundo ele, será a execução do plano diocesano, a agenda 2021 e a Campanha da Fraternidade Ecumênica. A pauta também dará destaque para as atividades a serem realizadas neste ano dedicado a São José. Saiba mais, aqui: https://diocesedecrato.org/papa-convoca-o-ano-de-sao-jose/
Além disso, os representes dos Pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, escolhidos para acompanhar essas atividades em nível diocesano, farão breve partilha do que foi desenvolvido até aqui. Esses pilares são propostos pelas diretrizes gerais da Igreja no Brasil para responder aos desafios do quadriênio (2019-2023): evangelizar em um contexto cada vez mais urbano, “em comunidades eclesiais missionárias, pelo anúncio da Palavra de Deus, para formar discípulos e cuidar da Casa Comum” (DGAE, p. 9).
Conheça as diretrizes, acessando: https://www.cnbb.org.br/novas-diretrizes-da-igreja-no-brasil-2019-2023-sao-aprovadas/
“A reunião do Conselho é importante, porque nela saem os encaminhamentos e os indicativos do que será executado nas paróquias, conforme as urgências contidas no Plano Diocesano”, explicou Padre Vileci.

<< Foto 2: Da esquerda para a direita: o bispo Dom Gilberto, o vigário-geral, Padre José Vicente Pinto, o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal, o vigário forâneo da Forania 4, Padre Joaquim Cláudio, e os representantes dos leigos, Angelita Maciel e Antônio Vieira. >>
Entenda
A Coordenação Diocesana de Pastoral integra, além do bispo e do vigário-geral, o coordenador diocesano de Pastoral, o coordenador diocesano da Pastoral de Comunicação, um representante dos presbíteros e dois representantes dos leigos. Já o Conselho Diocesano de Pastoral integra os párocos, os administradores paroquiais, os diáconos permanentes, os coordenadores de conselhos paroquiais, os coordenadores de pastorais, de organismos e de movimentos em nível diocesano, representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Novas Comunidades e representante de pastoral dos seminaristas.
A reunião da Coordenação e a do Conselho Diocesano acontece duas vezes a cada semestre. A coordenação tem a função de apresentar aquilo que vai ser discutido na reunião do Conselho. Este, por sua vez, delibera sobre as questões pastorais colocadas em pauta.




