Na manhã de hoje, 24 de agosto, o bispo coadjutor Dom Gilberto Pastana iniciou as visitas as paróquias da Diocese de Crato com o objetivo de, inicialmente, conhecer cada padre e um pouco da realidade paroquial. As primeiras paróquias visitadas foram a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras, e a Paróquia São José, em Missão Velha.
“Essa primeira visita é um contato, uma aproximação para bem conhecer o que o padre está fazendo, conhecer os seus sonhos, seus desafios, a missão que ele exerce. Eu também aproveito para que ele me revele os seus sonhos a nível de Diocese, sobretudo no que se refere as funções que a Diocese tem, as pastorais que a Diocese tem. Ver o tipos de pastorais que há a nível de Diocese aqui na paróquia, conhecer um pouco dos conselhos e, quando sobra tempo, nós vamos conhecer também as capelas que estão integradas na paróquia”, explicou Dom Gilberto.
As visitas foram agendadas no primeiro encontro de Dom Gilberto com os padres, no dia 4 de agosto, por ocasião do dia do padre. As datas das visitas pastorais para o Dom Gilberto se aprofundar sobre a realidade de cada paróquia deverá ser marcada posteriormente.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Porteiras

A visita de Dom Gilberto Pastana ao padre José Sampaio teve início às 8h da manhã e foi concluída às 14h30. Durante este período o padre teve um momento pessoal com o bispo e visitou algumas comunidades.
A Paróquia de Porteiras possui hoje 22 comunidade e 15 capelas, das quais foram visitadas cinco: Capela de São Miguel, Capela de São Francisco, Capela de Santo Expedito (em construção), Capela Nossa Senhora do Bom Conselho e a Capela de Santa Teresinha.
Em cada uma delas o bispo entrou e falou de forma breve com o coordenador. Além das capelas, Dom Gilberto falava também com a população e, quando cansaço causado pelo sol fez com que ele sentisse sede, parou em uma casa e pediu água, ao passo que a dona da casa, conhecida como Graça, foi logo pegar e ao chegar exclamou com um sorriso no rosto: “Vou dizer as minhas amigas que eu já conheci o bispo”. As filhas da dona de casa também se alegraram e pediram a bênção do bispo, costume próprio da região.

Em cada passo se percebia a alegria de Dom Gilberto, como também o desejo de conhecer suas ovelhas pelo nome, a fim de estar próximo da vivência pastoral de cada um.
Uma entrevista à rádio local, com audiência da população porteirense, concluiu a primeira visita de Dom Gilberto Pastana. Primeira de cinquenta e cinco que ele deve fazer até o final deste ano.
Paróquia São José, Missão Velha
Os padres da Paróquia São José, em Missão Velha, receberam também hoje a visita de Dom Gilberto Pastana. A Matriz de São José possui quatro sacerdotes: Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos, pároco; Pe. Paulo Sérgio Silva, vigário paroquial; Pe. Cícero Mariano de Lima, vigário paroquial; e Pe. Luís Parente, aposentado.

Como em Porteiras, Dom Gilberto teve um momento particular com cada sacerdote, porém, devido a quantidade de padres ele não pôde visitar as comunidades, uma vez que a prioridade desta primeira visita é o diálogo com os padres.
Mesmo com os minutos contados, Dom Gilberto ainda visitou a Congregação Filhas de Santa Maria da Providência, e, presidiu uma missa com a comunidade de Missão Velha às 19h, onde recebeu várias homenagens a começar da porta da Igreja, onde tinha uma faixa desejando as boas- vindas ao bispo coadjutor.
Dom Gilberto agradeceu a acolhida e estimulou os fiéis a fazerem com que outras pessoas tenham o encontro pessoal com Cristo. “Sejamos alegres e comunicadores do encontro com o Senhor, sobretudo àqueles que estão desanimados e ausentes da Igreja. Quem encontra o Senhor quer partilhar, quer comunicar e assim vai evangelizando”, disse.
A Paróquia São José é a mais antiga da Diocese de Crato e conta com 40 comunidades e 36 capelas.






