Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus celebra o V Centenário de nascimento de sua patrona

A Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus celebra o ano jubilar teresiano, iniciado em 15 de outubro de 2014, com uma programação que acontece de forma diversa nas Comunidades Religiosas, nos Colégios, Obras Sociais, Família Teresiana (leigos), com o povo de Deus nas Dioceses e Paróquias onde estão as Irmãs em missão.

“Fazemos parte da grande família do Carmelo de Maria, no qual Teresa se fez religiosa por amor e vocação e assim, glorificou a Igreja de Jesus Cristo com sua vida pobre, casta e obediente, deixando para suas filhas um grande legado espiritual que vai chegando também aos leigos do mundo inteiro”, afirmou Ir. Vera Lúcia Alves de Andrade (FSTJ).

Alunos do Colégio Santa Tereza de Jesus visitando a exposição sobre a vida de Santa Teresa. (Foto: Reprodução)

Na celebração deste V Centenário a obra de Santa Teresa “Caminho de Perfeição”, foi escolhida para estudo das Irmãs nas Comunidades. Os alunos que estudam nos colégios pertencentes à Congregação também participam da festividade e, inclusive, foram presenteados com uma exposição “mostra óleo sobre tela” do pintor sacro no estilo neobizantino, Márcio Mota, que retrata fatos marcantes da vida de Santa Tereza. “Foi uma riqueza o trabalho do Sr. Márcio Mota”, disse Ir. Vera.

A Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus foi fundada por Dom Quintino, o primeiro Bispo da Diocese de Crato, em 04 de março de 1923, e é afiliada ao Carmelo Descalço desde o ano de 1994.

Exposição sobre a vida de Santa Teresa de Jesus. (Foto: Reprodução)
Autor da Exposição sobre a vida de Santa Teresa de Jesus explicando aos alunos o sentido das pinturas. (Foto: Reprodução)

Missão Teresiana

A Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus realizou em julho, a missão teresiana na cidade de Altaneira, onde reuniu 20 missionários, entre religiosas, jovens, vocacionadas e formandas da Congregação.
Na missão as equipes missionárias realizaram evangelização nas comunidades rurais, visitaram famílias e participaram da Santa Missa na Matriz de Santa Teresa de Jesus.

Outras atividades

Segundo a organização das comemorações do V centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus na Diocese de Crato, ainda acontecerão mais três momentos de festividade, sendo eles: o Tríduo Teresiano, que será de 10 a 12 de outubro, o Santa Teresa Fest, dia 14 de outubro na Quadra do Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato, e a Missa Solene em honra a Santa Teresa de Jesus, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, dia 15 de outubro.

santa teresa

A nível nacional estará acontecendo, de 4 a 7 de setembro, em Aparecida- SP, o Fórum 500 anos, e a nível mundial o Congresso Internacional Teresiano, de 21 a 27 de setembro, em Ávila España, em ambos os eventos a Congregação será representada por um grupo de Irmãs e leigos.

* Com informações da Congregação Filhas de Santa Teresa de Jesus