Na dignidade do sacramento da crisma, pelo Espírito Santo que lhes é dado, os crismandos, configurados em Cristo, são fortalecidos pela sua virtude para darem testemunho de Cristo em ordem à edificação do seu corpo na fé e na caridade. Com essa força que emana do Espírito Santo, os 117 jovens da paróquia São José Operário, no distrito de Ponta da Serra, em Crato, no entardecer deste domingo (17), foram confirmados pelas mãos do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana.
O sinal deste sacramento indica a “maturidade cristã” do fiel, onde confirmando seu batismo, dá o seu sim ao serviço da comunidade. Há pouco mais de um ano, os jovens vêm sendo formados e preparados para este dia. O desejo é que agora, estes jovens se insiram nas atividades paroquiais. É o que anseia o catequista Lucas Gonçalves, para os seus catequizandos, “que após o sacramento, nos pilares da iniciação cristã, eles não se afastem da igreja, mas procurem se engajar nos movimentos e nas pastorais”.
Para Ykaro Antônio, que confirmou sua fé, ele assume, hoje, a responsabilidade de ser verdadeiramente cristão. “Meus pais, quando me batizei, professaram por mim que eu iria ser cristão, hoje eu mesmo, com as minhas palavras, digo que quero ser cristão!”. Ao passo que assumem este compromisso, nasce também a vontade de servirem a igreja, como Gláucia Pereira que deseja integrar a Pastoral da Criança.
O evangelista, neste domingo, narra uma das parábolas contadas por Jesus. Nela, Jesus assemelha o reino de Deus a alguém que espalha a semente na terra. O Reino de Deus é a “realidade para qual nós fomos criados e pela qual nós viveremos”, disse o bispo diocesano que questionou: “Se nós não nos esforçamos para irmos para o céu, qual o sentido pelo qual vivemos?”. Recebendo o Espírito Santo de Deus, é preciso ter consciência da missão assumida, e seguir a vontade de Jesus. “Os que seguem a Jesus querem fazer o que Ele quer”, concluiu.
Ainda durante a celebração, a coordenadora da Pastoral de Juventude da paróquia. Aline Nataniele convidou os jovens, agora crismados, a participarem do grupo de jovens, em suas comunidades. Ao final, o bispo diocesano convidou dois jovens para darem testemunho sobre o momento que acabaram de vivenciar.
Texto/Fotos: Mychelle Santos (Estagiária)











