Confirmados na fé, crismados são enviados para evangelizar

Compartilhe:

A partir desta sexta- feira, dia 23 de novembro, a vida de 149 fiéis, dentre jovens e adultos, passa a ter um impulso ainda maior para a missão de evangelizar. É que após passar pelo período de preparação, eles confirmaram o batismo, recebendo o sacramento da crisma na celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre Lindolfo Lindomar, na quadra ao lado da Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Crato.

Dos 149 crismandos, 134 pertenciam a Paróquia anfitriã e os demais às Paróquias de São Francisco, Sagrada Família e Nossa Senhora de Fátima, de Crato; São João Bosco, de Juazeiro do Norte; e Santo Antônio, de Barbalha. 126 eram jovens e 23 adultos.

A todos dom Gilberto ressaltou a importância de permanecer unidos à comunidade, servindo e evangelizando com o testemunho de vida. “O sacramento é um marco, por isso é um sinal. Quem nos dá o sacramento é a Igreja. Deus renova a graça santificante. Nossa vida cristã começa com o batismo, que nos faz pertencer a família de Deus. Com a crisma vocês recebem essa força que vem de Deus para viver, com Ele, em comunidade.  Não existe vida cristã individual. Toda vida cristã e fé é comunitária. É na comunidade que lutamos contra o individualismo, o egoísmo. Se coloque a disposição servindo a todos. Viva essa novidade que o Senhor lhes deu”, disse dom Pastana aos crismandos.

Após a renovação das promessas batismais, os jovens e adultos foram ungidos com o óleo do crisma, recebendo, cada um, depois da unção, o livro “Eu Creio’”, pequeno Catecismo da Igreja Católica que, segundo dom Pastana, após a Bíblia, é o livro que todo católico deve ter, ler e aprofundar.

Ao fim da Missa os catequistas foram chamados à frente e receberam o agradecimento do bispo e da comunidade presente.

Preparação

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus o período de preparação durou um ano. Os encontros aconteciam semanalmente aos sábados e domingos. O intuito era apresentar aos jovens, além da doutrina da Igreja Católica, a importância do engajamento comunitário.

O coordenador da catequese paroquial, Jodailson Alves, disse que esses meses de encontros formativos foram essenciais. “Nesse ano de catequese conseguimos ter um bom retorno, tanto na questão humana quanto na questão de se envolver com as pastorais e movimentos da Igreja. Por isso hoje temos o sentimento de alegria e agradecimento a Deus, por Ele nos proporcionar este momento”, falou.

Atividades como Seminário de Vida no Espírito Santo, Gincana Bíblica e Festivais, dentre outras, foram realizadas durante o ano a fim de dinamizar os encontros.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815- CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts