Comunidade do Dom Leme, em Santana do Cariri, celebra a bênção e dedicação do novo altar da Capela de Santo Antônio

Compartilhe:

Celebração contou com rito de dedicação, inserção de relíquias e descerramento de placa comemorativa

O distrito de Dom Leme, pertencente ao município de Santana do Cariri e situado a cerca de 20 km da sede municipal, guarda a fé simples e ardorosa de um povo devoto. Ali, onde a religiosidade molda a vida cotidiana, a comunidade professa especial amor por Santo Antônio de Pádua, patrono da capela erguida na década de 1980 e centro espiritual daquele território.

No entardecer da última quinta-feira, 27 de novembro, os fiéis reuniram-se diante do templo para acolher, com sincera alegria, a presença paterna de Dom Magnus Henrique, bispo diocesano de Crato, que presidiu a solene liturgia com o rito de dedicação e bênção do novo altar da capela.

“Hoje, ao consagrarmos este altar, recordamos que ele é o centro da ação de graças que se realiza no sacrifício eucarístico. Aqui, o sacrifício da Cruz se torna presente de modo sacramental, até que Cristo venha na sua glória. Por isso, toda dignidade do altar nasce desta verdade: o altar é Cristo. Ele é a pedra viva; Ele é a mesa onde somos nutridos; Ele é a oferta que se faz alimento de salvação”, explicou o bispo diocesano, em sua homilia. “Que Cristo, nosso Altar e nosso Sacerdote, nos faça dignos de oferecer no coração aquilo que o linho branco já anuncia: pureza, decência, reverência e amor”, completou.

Concluída a pregação, teve início o solene rito de Dedicação. O bispo derramou o santo óleo do Crisma no centro e nos quatro cantos do altar, ungindo-o completamente. Em seguida, sobre um pequeno fogareiro colocado sobre a pedra consagrada, foi depositado o incenso, cujas chamas e aroma elevaram à altura do céu as preces da comunidade. Depois da incensação, membros do povo auxiliaram na preparação do altar, que recebeu toalha, flores, castiçais e crucifixo, dando continuidade à Missa.

A celebração contou ainda com a inserção de duas relíquias no interior do novo altar e a bênção do sacrário recentemente instalado. Ao término da liturgia, já na porta de entrada do templo, foi descerrada a placa comemorativa, perpetuando na memória da Capela de Santo Antônio este momento histórico de fé e renovação espiritual para toda a comunidade do Dom Leme.

 

Veja a Galeria de Fotos, clicando aqui.

Por Jornalista Mychelle Oliveira / ASCOM Diocese de Crato

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts