De 12 a 14 de setembro jornalistas de treze estados do país mais o Distrito Federal estão participando do VII Encontro de Jornalistas dos Regionais, Dioceses, Organismos e Pastorais da CNBB, que acontece em Brasília- DF, e a Diocese de Crato, na pessoa de sua assessora de imprensa, Patrícia Silva, participa deste espaço onde está sendo discutido assuntos relacionados a missão, desafios e perspectivas dos assessores de imprensa da igreja na mídia atual.
O encontro é organizado pela assessoria de imprensa da CNBB e tem como objetivo principal promover um espaço de troca de experiência onde, através dos debates realizados, os participantes possam se fortificar com a colaboração da vivência de cada realidade diocesana, regional e de profissionais qualificados.
É possível perceber que com a presença do Papa Francisco a igreja tem se tornado constante notícia nos meios de comunicação e sendo colocada como centro de reflexões, o que requer das dioceses, jornalistas que comuniquem além do profissionalismo. Segundo Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, nem sempre os melhores meios de comunicação conseguem comunicar. “A responsabilidade que temos como jornalista vai para além do fato que transmitimos, pois devemos anunciar a presença de Deus à sociedade. Nossa missão como jornalista é o outro, a comunidade, a igreja, transmitir a todos a alegria do evangelho, pois não estamos dando ao outro a notícia, mas levando as pessoas a pensarem, indicando o caminho da justiça”, afirmou.
Para Dom Alfredo a missão do jornalista é estar do lado dos pobres e marginalizados trazendo a realidade de uma igreja que “não tem medo de se sujar”, buscando também vivenciar uma igreja que seja samaritana, despertando em todos a solidariedade, atingindo as periferias espirituais e resgatando as relações quebradas pela velocidade da tecnologia. “Nós devemos ser, enquanto jornalistas, anunciadores de um mundo novo”, falou.
O encontro tem como palestrantes Gerson Camarotti, jornalista da Globo News, e o professor Luiz Martins, coordenador do Curso de Comunicação da Universidade de Brasília, que debatem sobre o tema “A visibilidade da mídia a partir do Papa Francisco”; Jorge Duarte, professor doutor na área de Comunicação, coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Secretaria de Comunicação da Embrapa, discutindo o tema “Estratégias de comunicação em assessoria de imprensa”; Nelson Leoni, diretor de redes sociais da agência Isobar Brasil, e Andrea Lopes, jornalista especializada em mídias sócias, que refletindo sobre “Gerenciamento das redes sociais”.
Como uma igreja que comunica a preocupação com a formação dos agentes que exercem essa missão é uma constante em meio a um mundo globalizado, com isso esta sétima edição do encontro visa também promover a comunhão evangélica com a linguagem contemporânea, fazendo com que o evangelho de torne pauta constante em meio a uma sociedade que vem perdendo a esperança de um mundo melhor.





