Como é agradável a vossa morada: Paróquia São Francisco celebra 50 anos de criação

Compartilhe:

Instalada no bairro Pinto Madeira, em Crato, a Paróquia São Francisco celebra, esta semana, o Jubileu de 50 anos de criação canônica.

Para marcar a abertura de tão grande data, em espírito de fraternidade, os paroquianos se reuniram na Igreja Matriz, na noite deste domingo, dia 4 de fevereiro. Em comunhão, membros das paróquias circunvizinhas e autoridades municipais também estiveram presentes.

Na tradicional Missa da “Hora da Graça” dedicada ao Santo, sob a presidência do bispo Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo administrador paroquial, Padre Arileudo Machado, a celebração foi permeada de encontros e memórias, como as que a aposentada Adalgisa Ribeiro de Sousa, de 83 anos, carrega no coração. Ela era “menina-moça” quando viu a paróquia ser erguida. “Todo domingo ‘nós carregava’ as pedrinhas. E é muito bom estar aqui, hoje, assistindo, porque eu nunca pensei chegar esse tempo”, afirmou.

Essa lembrança de Dona Adalgisa deu tom a homilia do bispo. Em sua exortação à comunidade, Dom Gilberto tomou o sentido da palavra “Sinagoga”, presente no Evangelho do dia (Mc 1, 29-39), para dizer que “é no templo que nós nos encontramos e participamos da presença do Senhor”. Segundo ele, “nós precisamos de um lugar que nos transmita fé. A paróquia, enquanto templo, é uma casa de acolhida e oração”.

Depois prosseguiu, acrescentando que a paróquia é “casa da oração, descoberta de sentido da vida e da renovação da nossa fé”, oportunidade para o “encontro com Deus e os irmãos”. Assim, “aqueles que fazem a paróquia de Deus aprendem a ajudar as pessoas, em especial, as que mais necessitam, que precisam de uma palavra de conforto, de testemunho de vida e de impulso”. Neste sentido, também lembrou a importância do trabalho das pastorais, pois “o Reino de Jesus é um Reino de serviço”.

Homenagens

Na ocasião de abertura dos festejos alusivos aos cinquenta anos, a comunidade paroquial recebeu do bispo diocesano, um cálice, como gesto de seu cuidado pastoral. Em troca, ele ganhou uma mitra, entregue pelas crianças da Catequese da Perseverança, acompanhada de palavras de carinho. Ao anunciar o singelo presente, Padre Arileudo fez menções ao estilo pastoral de Dom Gilberto e disse que a comunidade estará sempre disposta a protege-lo e ajuda-lo.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação, com colaboração de Maria Clara Monteiro e Mychelle Santos 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts