Acontece de 21 a 31 de agosto, a 160ª Festa de São Raimundo Nonato, padroeiro do município de Várzea Alegre – CE. O novenário, que atrai centenas de fieis de diversas localidades para as celebrações, este ano traz como tema: “Como devotos de São Raimundo somos chamados ao amor e ao serviço”.
Na manhã do dia 21, aconteceu a alvorada festiva, onde fieis conduziram a imagem peregrina do santo padroeiro e no final da tarde carregaram o pau da bandeira, desde o Sítio Roçado de Dentro até a Praça da Igreja, abrindo os festejos, que são marcados por orações matutinas, visita aos bairros da cidade, benção do Santíssimo Sacramento, e, na Matriz, em todas as noites Novena e Santa Missa.

A festa deste ano, segundo o Vigário Paroquial, Padre Erivano Galdino, é um convite aos fieis para despertarem ao amor e ao serviço, fazendo menção a Campanha da Fraternidade 2015 da CNBB que teve como tema Fraternidade e Serviço. “Para fazermos a vontade de Deus, assim como fez São Raimundo Nonato, é preciso primordialmente que nós vivenciemos a sua Palavra, a mensagem salvadora e libertadora que nos indica como devemos seguir os dizeres da festa deste ano”, afirmou.
Para os fiéis a festa se torna mais uma oportunidade onde eles podem fazer o encontro pessoal com Cristo. “Espero que seja mais um momento em que as pessoas possam ter seu encontro pessoal com Cristo e renovar a sua fé participando da Santa Missa, buscando viver a Palavra de Deus e assim, a cada dia, testemunhando a sua fé e vocação”, disse o catequista Francisco José.

O Padroeiro
São Raimundo Nonato, conhecido como “Libertador dos Cativos”, nasceu em 1200, na cidade de Portel, Espanha. Liderou uma missão que libertou 150 cristãos na Argélia, África e morreu no ano de 1240, em Cardona, Espanha.





