Comissão discute retomada segura das atividades em vista da Beatificação de Benigna Cardoso

A Comissão criada para cuidar da cerimônia de beatificação da jovem mártir Benigna Cardoso se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, na Cúria Diocesana Bom Pastor, em Crato, para discutir a retomada segura das equipes de trabalhos (liturgia, infraestrutura, comunicação e finanças), cujas atividades foram interrompidas por causa da pandemia de Covid-19.

A Comissão é formada pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, padres e leigos. “Foram discutidas várias ideias, sugestões e, agora, a gente retomou esses trabalhos. Se Deus quiser, em pequenas equipes, respeitando às orientações da vigilância sanitária, vamos continuar alimentando a fé do povo de Deus, já trabalhando nessa perspectiva da beatificação para um futuro breve, que será discutido entre o Vaticano e a Diocese”, afirmou o pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, de Santana do Cariri, Padre Paulo Lemos.

A missa com o rito de Benigna Cardoso da Silva estava marcada para o dia 21 de outubro do ano passado, memória de seu batismo, mas foi adiada por causa da atual situação de pandemia. A nova data depende de Roma e da agenda do Cardeal Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, representante do Papa Francisco, que presidirá a cerimônia.

Para recordar

Em dois de outubro de 2019, o Papa Francisco autorizou a beatificação de Benigna, que há muito é invocada pelos fiéis como intercessora e “heroína da castidade”.

Com os ritos da beatificação e da canonização, a Igreja celebra a santidade como expressão das “maravilhas” realizadas pelo Senhor na vida do seu Povo. Com a leitura oficial da Carta Apostólica, feita por um representante, o Papa concede o título e as honras de Beato ao servo de Deus em questão. O rito é feito durante a Celebração eucarística, precisamente depois do ato penitencial e antes do cântico do “Glória”.