Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes realiza formação virtual sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica

A Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes promoveu nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, uma formação virtual sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica que, este ano, tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. A formação foi transmitida ao vivo no canal da Diocese de Crato, no YouTube, e na página do Facebook.

“Esta formação se destina aos agentes das igrejas da Diocese de Crato nas diversas foranias em que atuam”, explicou Diácono Cory Cavalcante. Ainda de acordo com ele, o objetivo foi motivar a leitura do texto-base. “É importante que se trabalhe, porque traz todas as orientações que nós precisamos nas nossas comunidades. Depois criar, também, esse clima de motivação para a vivência pastoral da Campanha da Fraternidade. Também a gente quer ajudar no esforço de superar orgulhos, preconceitos, ódios; estimular a acolhida no dom da criatividade no Espírito Santo, como vai nos mostrar todo o texto-base”, acrescentou.

A formação seguiu a metodologia da Igreja na América Latina que se estrutura nos verbos “Ver, julgar e agir”. O primeiro aponta para a realidade social; o segundo ajuda a pensá-la, enquanto o terceiro busca soluções. A prioridade da CF Ecumênica, neste sentido, segundo diácono Cory, é a promoção do diálogo, iluminada pela passagem bíblica “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”, retirada da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef. 2,14).

O encontro também contou com a participação remota do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele ressaltou o papel da Campanha no exercício caridade em preparação à Quaresma, tempo de conversão e penitência. “A Igreja nos proporciona este tempo para que a conversão seja, cada vez mais, uma conversão social. Cada uma dessas campanhas, sobretudo a deste ano, sinaliza para o diálogo que é o nosso melhor testemunho”, disse Dom Gilberto.

Participaram também os diáconos Antônio Macêdo, Lula Araújo, Vinícius Melo Sousa, Vicente de Paulo Tavares e Francisco Martins, integrantes da Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes, que estuda promover outros momentos formativos na mesma modalidade on-line.

<< Formação contou com a participação de agentes de pastorais de diversas paróquias da diocese. Foto: reprodução>>

A transmissão está disponível neste link:

Postado por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação