A Diocese de Crato teve o lançamento oficial da Comissão Brasileira Diocesana de Justiça e Paz (CBJP) hoje, 28, em Crato, com a presença de autoridades religiosas, líderes de movimentos sociais, membros do poder público e participantes do fórum de justiça do estado.
A CBJP existe a nível nacional e tem sua presença na região através da iniciativa do bispo diocesano Dom Fernando Panico, que incluiu esta realização como marco do centenário da diocese por sentir que a igreja pode contribuir de forma ainda mais direta com aqueles que são privados de vivenciarem a verdadeira justiça e paz oferecidas por Cristo.
O bispo disse estar muito feliz pelo laçamento que para ele era um sonho muito almejado e falou sobre esta realização como um momento histórico. “Precisamos enfrentar a realidade de injustiça e trabalhar para que o povo se conscientize e faça o melhor pelo outro. A celebração de nosso centenário foi a ocasião privilegiada para esta realização. Isso para mim é a realização de um grande sonho. A CBPJ promove o encontro da verdade com o amor. Olhemos pelos mais pobres, por aqueles que não tem voz e defendamos os que são esquecidos e estão a margem de nossa sociedade”, falou.

No Brasil a comissão é fruto da CNBB e está presente no Ceará, nas dioceses de Limoeiro do Norte, Iguatu e Crateús, sendo a diocese de Crato a quarta a formar e executar os trabalhos referentes a comissão, que procura está atenta a qualquer violação de direito dos cidadãos, se comprometendo com o necessário acompanhamento das questões ligadas principalmente aqueles que são excluídos socialmente.
Membros da Comissão
Neste dia foi apresentado os membros da comissão na diocese de Crato, sendo eles: Dom Fernando Panico, como presidente, Gelmar Bezerra, representando o ministério da Caridade, Verônica Carvalho, da Cáritas Diocesana, Alex Josberto Sampaio, do Grupo de Valorização Negra do Cariri, Manoel Leandro do Nascimento, do Grupo Urucombo de Artes, Diácono Francisco Dionisio Torres, advogado e Ronildo Oliveira, da Pastoral da AIDS.
A expectativa é que a CBPJ possa fortalecer os trabalhos já existentes através da parceria que se dá com os movimentos sociais, segundo o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Vileci Basilio Vidal.
O Estado

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Ceará, deputado Zé Ailton Brasil (PP), esteve presente no lançamento e disse considerar importante a parceria da igreja com o estado, na busca de resolver os problemas sociais, parabenizando a diocese de Crato por dar um passo importante em prol dos mais necessitados.
“Dom Fernando está dando um passo que é ímpar para a cidade do Crato e toda região do Cariri, pois através da CBJP poderemos discutir as questões referentes as minorias, que é fundamental, e procurar resolvê-las. Eu não poderia deixar de estar presente em um movimento como este, pois isso será um grande apoio para a comissão de diretos humanos”, disse o deputado.