Com São Francisco: batizados e enviados

Compartilhe:

Neste dia de São Francisco, 04 de outubro, milhares de devotos participaram da solenidade presidida por dom Gilberto Pastana na Paróquia dedicada ao protetor dos animais e padroeiro da ecologia, em Juazeiro do Norte. A celebração aconteceu pela manhã e nela, como durante todo o novenário, foi refletido o tema “Com São Francisco: batizados e enviados”.

Logo no início da missa, o bispo abençoou a água e aspergiu, com a ajuda dos demais padres e frades que concelebraram, os fiéis. Na homilia ele enfatizou o sentido do tema da festa, que é o mesmo do mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco. “Todo batizado tem consciência de que, primeiro, é filho de Deus, segundo que é irmão e irmã um do outro, terceiro que pertence a uma comunidade, faz parte de uma comunidade onde professa a fé por isso vivencia nessa comunidade a fé e, quarto que ele é missionário, enviado para testemunhar aquilo que ele celebra e vive. Ele não vai testemunhar uma ideia, mas um acontecimento, uma vida: a vida de Jesus. O próprio São Francisco dizia que nós devemos pregar também com a palavra. Mas o que significa esse também? Significa que, em primeiro lugar, devemos anunciar com a vida, com o testemunho e o que vai confirmar esse testemunho é a palavra. Todos nós somos convidados a sermos enviados do Senhor e anunciarmos aquilo que Ele nos revela. Como é bom vivenciarmos essa realidade que estamos celebrando”, disse o bispo.

Os fiéis escutaram e participaram atentamente de toda celebração. De mãos dadas, como uma só Igreja, rezaram o Pai- Nosso agradecendo pelo testemunho de vida do padroeiro. Agora, segundo o pároco, frei João Batista da Silva, fica o compromisso de viverem o batismo. “Chegamos ao final da festa para o início de uma missão porque todo o novenário foi nesta temática (batizados e enviados) de modo que, depois do novenário, todos nós somos motivados a viver como discípulos e missionários, vivendo de fato este compromisso do batismo de sermos sal da terra e luz do mundo”, falou.

Após a missa aconteceu a bênção dos animais, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.  A tarde, às 16h, será rezada a última missa do dia, seguida da Procissão Solene por ruas do bairro. Retornando a Igreja Matriz será dada a bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts