Como acontece tradicionalmente em todo dia 20 de cada mês, Católicos estiveram na Praça da Capela do Perpétuo Socorro, para participarem, nessa sexta-feira, da missa em memória ao Padre Cícero Romão.
A celebração Eucarística foi presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Padre Cícero José e concelebrada pelos vigários paroquiais, padre Antônio Romão, Padre Cícero Gomes, padre Paulo Borges e pelos frades franciscanos, padres salesianos e padres romeiros.
Em sua homilia, padre Cícero José recordou a passagem da primeira leitura (Atos 9, 1-20) que narra a história de Paulo, que após perseguir os cristãos tem um encontro pessoal com Cristo, estabelecendo uma relação com o chamado de Deus para a missão do Padre Cícero Romão. “Paulo perseguia a Cristo na pessoa dos cristãos. Um dia ele teve um encontro pessoal com Jesus e assim sua vida foi transformada, passando a ser um grande instrumento de evangelização. Um dia o Padre Cícero escutou esse chamado, fez o caminho de conversão e hoje, devido a sua fidelidade, segundo a carta enviada pelo Papa Francisco através do Cardeal Pietro Parolin, é considerado modelo de evangelização, porque soube responder ao chamado de Deus”, disse.
Padre Cícero José ainda recordou que, muitas vezes durante a sua missão, o ‘padrinho’ foi incompreendido e perseguido. “Nesse sentido, o padrinho durante sua vida e missão também foi incompreendido, perseguido, mas suportou o peso da cruz, pois, sabia em quem depositava sua confiança”, enfatizou.
“Estamos na Páscoa. É tempo de alegria porque Jesus Cristo ressuscitou. A liturgia nos convida a adentrarmos no processo de conversão e comunhão. Queremos ser romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero, mas só seremos autênticos se tivermos coragem para percorrer esse caminho que o Padre Cícero percorreu, ou seja, comungar com os ensinamentos de Jesus Cristo, decidindo por Deus em uma conversão pessoal”, completou o padre Cícero José.
Expressão de Fé
Um grupo de 16 romeiros, que participa de uma moto romaria, chegou na cidade de Juazeiro do Norte para agradecer as graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora das Dores e do Padre Cícero.
Vestidos com a mesma camisa e com uma faixa que os identificava, os romeiros fazem parte do Maribondo Moto Clube, formado a partir da primeira peregrinação feita à Juazeiro do Norte, e estão participando da 6º Romaria à Cidade do Padre Cícero. “Essa é a 6º Romaria à terra do “padrinho”, nossa motivação para estarmos aqui primeiramente é a fé que temos e depois a paixão por motos”, disse Antônio Marcos presidente do moto clube.
Além dessa moto romaria, outros peregrinos do estado de Alagoas também vieram de motocicletas a terra do ‘Padrinho’. O grupo, composto por 46 pessoas, saíram de Inhapi e percorreram 418km para chegarem na Casa da Mãe das Dores.

Por: Jornalista Aline Salustiano







