Com novo reitor, Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico inicia o ano formativo

Dom Magnus Henrique, bispo de Crato, deu posse ao novo reitor do Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico. Padre José Gilberto Júnior, até então vigário paroquial da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, assumiu nesta segunda-feira, 23 de janeiro, o cargo de Reitor do Seminário Propedêutico, sucedendo o Padre Cicero Luciano, que deixou o cargo após ser nomeado reitor do Seminário São José, em 2022.

A Santa Missa com rito de posse aconteceu na Capela Imaculada Conceição, em Crato, concelebrada por diversos padres da diocese, e visitantes. Na assembleia,  familiares e amigos do Pe. Gilberto e dos novos seminaristas participaram da celebração que, na ocasião, iniciaram o seu período formativo.

O reitor é a denominação atribuída ao dirigente máximo do seminário. A palavra tem origem no latim rector (aquele que dirige, aquele que governa). Unido ao bispo diocesano, perante o qual professou a fé, Padre Gilberto renovou as promessas sacerdotais e proferiu o juramento de fidelidade, e em virtude do ofício assumido, passa a colaborar efetivamente no que se refere a primeira formação dos seminaristas.

Falando aos novos seminaristas, o bispo diocesano reformou a necessidade de uma vocação fundada na permanecia do amor de Deus. “Esse mesmo encanto do chamado, a saída de casa nesses dias, esse fogo não deve nunca apagar. Se faz necessário a permanência no amor de Deus. Os valores e a permanecia no amor se dá na vivência do batismo. Para que sejamos  verdadeiros pastores amanhã,  precisamos viver a vocação cristã”, destacou.

Também o novo reitor, falou aos seus novos filhos espirituais.”Queridos filhos, vos peço uma só coisa: “deixe-me amar vocês!” Vamos caminhar! Tenho consciência de que sou humano, não sou perfeito, não estou acabado, mas estou disposto a superar os meus limites e dar sempre novos passos com os olhos fixos em Jesus. Peço que façam a mesma coisa. Abram o vosso coração para o amor; amor que é renúncia e oblação”, disse o Padre Gilberto Junior.

Galeria de Fotos, clique aqui.

Inicio do Ano Formativo

Neste ano de 2023, treze jovens ingressam ao Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, onde viveram a primeira etapa formativa – o Propedêutico – rumo ao sacerdócio. Neste primeiro ano, os seminaristas se dedicam aos estudos preparatórios, tais como: introdução à filosofia, bíblia, gramática, catecismo, liturgia dentre outros.

São eles:

• Abreu Fernandes – Paróquia Santo Antônio, em Barro