Com glória e louvor completo: fiéis festejam Senhora Sant’Ana em Santana do Cariri

Compartilhe:

Segundo uma antiga tradição, datada do século II, o culto a “Sant’Ana”, prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X. A mesma tradição “tão excelsa” é celebrada, “com glória e louvor completo”, pelo povo católico de Santana do Cariri, a 53 km de Crato, que assim aclama na terceira estrofe do hino dedicado à padroeira.

A aposentada Maria da Conceição, aos 83 anos, por exemplo, caminhou “duas léguas e meia” para estar na Missa. Ela disse não ter pedido uma noite, desde o pau da bandeira -e desde que se entende por gente.

Com o tema: “Sob a proteção de Senhora Sant’Ana, escolhidos e enviados na Igreja em saída”, a festa foi iniciada no último dia 16 de julho. Depois de onze dias de festa, o ponto mais alto ocorreu nesta sexta-feira, dia 26, quando a Igreja no mundo inteiro celebrou a memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Na paróquia, o dia foi solene.

Segundo o pároco, Padre Paulo Lemos, os festejos são, para o povo, um “retiro espiritual”. Há mais de 180 anos, o povo se confia a Sant’Ana, reza e pede a sua intercessão. Nos últimos anos, a intenção é especial: pela beatificação da Menina Benigna Cardoso, cujo corpo está enterrado na Igreja Matriz, e cujo testemunho de “heroína da castidade” enriquece a vida de fé da Paróquia.

Ação de graças

A Missa Solene foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana às nove horas da manhã. Reuniu os animadores e os dirigentes das comunidades, os catequistas, os agentes de pastoral e os padres naturais da paróquia, como o Padre Joaquim Cláudio de Freitas, pároco de Lavras da Mangabeira, e Padre José Humberto, de Petrolina – PE. Também os padres das paróquias circunvizinhas: Pe. Cesár Retrão, de Nova Olinda. E de outras mais distantes: Pe. José Josias, de Crato; Pe. José Ricardo e Pe. Luís Carlos, do distrito Ponta da Serra, em Crato; e Pe. Orsani Nuvens, Salesiano de Juazeiro do Norte.

Na homilia, ele destacou a missão de Sant’Ana e São Joaquim, em educar Maria, que educou Jesus. Afirmou que o casal, ao dar amor a Maria, revelou e ensinou os mandamentos do Antigo testamento.

O dia solene em Santana do Cariri foi concluído ao fim da tarde, com procissão pela cidade, bênção do Santíssimo Sacramento, e sorteio de brindes e bingo beneficente.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts