“Com a força do Espírito Santo, missionários da Esperança”: Seminaristas iniciam Jornada Missionária

O mês de julho é tradicionalmente associado às férias escolares e ao descanso do trabalho, um tempo para relaxar. No entanto, para os seminaristas do Seminário Diocesano São José, esse período tem um significado especial. Além de passarem tempo com suas famílias e em suas cidades, os que optaram por seguir a formação vocacional dedicam quinze dias a atividades missionárias.

Neste ano de 2024, a “Missão de Férias” — como também é chamado esse período — acontece na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Assaré. Entre os dias 7 à 21 de julho a comunidade paroquial acolhe os seminaristas da Diocese de Crato, das etapas do discipulado — aqueles que cursam filosofia, e da configuração — nome dado ao período formativo na teologia.

“Os nossos seminaristas, durante esses dias, estarão visitando as famílias, encontrando-se com os jovens, as crianças, adultos, fazendo a experiência da catequese diante daquele chamado que Jesus fez aos seus discípulos, e hoje faz a cada um de nós: ‘Ide ao mundo inteiro e a todos pregai o evangelho’. O objetivo da pastoral de férias é, de fato, fomentar no coração dos futuros pastores o desejo e a alegria de ser missionários. A Igreja que é, por sua natureza, missionária, e o Papa Francisco insiste que, na formação dos nossos futuros padres, essa ‘Igreja em saída’”, explicou o Reitor do Seminário São José, Pe. Cicero Luciano.

A Missão de Férias acontece anualmente. A última ocorreu na Paróquia São Pedro, em Caririaçu.

Por Assessoria de Comunicação

Foto: reprodução / Pascom Assaré