CNBB disponibiliza para download análises de conjuntura oferecidas aos bispos

Compartilhe:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) volta a oferecer para download, a partir desta terça-feira, 27 de outubro, as análises de conjuntura que são oferecidas aos bispos. O material é preparado por uma equipe composta por bispos, professores universitários e representantes de entidades da sociedade e de organismos ligados à CNBB, peritos nas áreas da economia, direito, política, cultura e teologia.

A ideia de tornar o material de acesso público é “contribuir para a ação de outras forças eclesiais e sociais que buscam protagonismo na construção de um novo tecido social gerador de uma sociedade justa, fraterna e solidária, em especial cuidado com a Casa Comum”.

O material produzido é fruto da reflexão do Grupo de Análise de Conjuntura nomeado pela Presidência da CNBB para oferecer, sistemática e periodicamente, uma análise de conjuntura para a entidade. O resultado deste trabalho é oferecido aos bispos como subsídio, mas não se trata de um pensamento da entidade.

“O conteúdo das análises não representa necessariamente o pensamento dos bispos, mas tem por objetivo analisar a conjuntura de forma que a ação evangelizadora aconteça de maneira encarnada, levando em conta as grandes questões da atualidade”, explica o grupo.

O bispo de Carolina (MA), dom Francisco de Lima Soares, que coordena o grupo, explicou que a Análise de Conjuntura “é oferecida à CNBB pelo grupo de especialistas” e que esta quer ser “um instrumento norteador para os bispos fazerem sua própria análise, um instrumento de diálogo e um serviço à CNBB”. A pretensão da equipe, segundo o bispo, não é levar aos bispos uma análise pronta, mas apresentar as informações sobre a realidade e “o episcopado vai fazer o discernimento”.

Constituído no ano passado, o grupo já ofereceu cinco documentos, os quais estão disponíveis para download:

>> Para acesso direto da primeira página do portal da CNBB, acesse a barra SERVIÇOS na barra superior do site.

Confira a página: https://www.cnbb.org.br/cnbb-disponibiliza-analises-de-conjuntura-para-download/

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts