Círculos Bíblicos: missionários contam experiências com os romeiros

Compartilhe:

Na tarde da última quinta-feira (13), em Juazeiro do Norte, auge da Romaria de Setembro, que celebra a festa em honra de Nossa Senhora das Dores, os ranchos onde os romeiros estavam hospedados se tornam uma “Igreja doméstica” com o auxílio de grupos de missionários, formados por diáconos, seminaristas e leigos, enviados para partilhar vivências e experiências de fé, à luz da Palavra de Deus, nos chamados “Círculos Bíblicos”. Sendo este mês de setembro dedicado à Bíblia, o momento serviu para fortalecer o espírito e uma ocasião especial para que todos pudessem refletir sobre a importância da Palavra de Deus.

Após conhecer as diversas realidades, escutar as histórias que cada um carregava, o seminarista Francisco da Paz, a legionária [de Maria] Rosali Sobral e a missionária da Comunidade Shalom, Paula França, contam como foi essa experiência de ser “Igreja em saída”. O romeiro aloagoano Felipe Valoz também conta como foi receber essas visitas. Os relatos são feitos em 1ª pessoa, para dar mais legitimidade à narrativa.

Francisco da Paz:

Experimentar esse momento com os romeiros para nós, seminaristas, é transbordar aquilo que a gente vive, estuda e reza, partilhando a nossa fé e viver essa partilha de sermos filhos de Deus com os romeiros. Para nós sairmos em missão nesse Ano Nacional do Laicato, é reconhecer esse “ser filho de Deus”, levando a Palavra de Deus para ser Sal da Terra e Luz do Mundo. E a romaria aproveita disso para partilhar e viver, juntamente conosco.

Paula França:

Uma experiência enorme, aquilo que o Papa Francisco já vem pedindo pra gente, de ser uma “Igreja em saída”, que vai ao encontro não só daqueles que estão longe, mas também daqueles que estão perto, daqueles que estão nas trevas. E sempre há algo a aprender. Nós evangelizamos, mas também saímos evangelizados. A experiência do romeiro nos ajuda muito na nossa piedade, na experiência da nossa fé. Nos os enriquecemos com aquilo que nós temos e eles nos enriquecem com o seu testemunho de fé.

Rosali Sobral:

Esse foi um momento em que nós fomos conhecer os romeiros, levar um pouco do nosso aprendizado e conviver com eles, nesse tempo em que eles trazem ao Juazeiro a sua vida, a sua vivência e o seu ser missionário. Ser, com eles, sal da terra e luz do mundo, como tanto o Padre Cícero aprendeu, principalmente com Maria, anunciando o Evangelho que Jesus nos propôs. E assim voltar cheia da graça de Deus, porque nós somos legionárias de Maria. Nas visitas que fazemos, procuramos, também, manifestar esse rosto da igreja que sai, que vai ao encontro.

Felipe Valoz

Além de estar hospedado perto da Basílica Nossa Senhora das Dores, ainda receber uma visita dessa, abençoada, é uma graça, uma confirmação de que a terra é santa. Eu sempre falo que vir aqui a Juazeiro é renovar as energias, renovar a fé. Às vezes, a gente passa por momentos de tribulações na vida, e precisa dessas confirmações. E Deus está sempre confirmando… 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts