Você já pensou em falar sobre os Círculos Bíblicos em forma de rima? Este contato com a palavra de Deus, que se faz necessário em todas as comunidades e paróquia de uma diocese, foi poetizada por um dos participantes do encontro sobre Círculo Bíblico promovido pela Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte, ontem, dia 16, e hoje, dia 17. Cícera Geane de Souza Santos começou assim:
“Os círculos bíblicos são
Encontros de aprendizados
Mesmo começando pequenos
Tem que ser planejados
Passando melhor a mensagem
Trazendo mais interessados”.

A rima foi apresentada em plenária durante o encontro que contou também com momentos de oração, dinâmica de grupo e formação sobre a importância dos círculos bíblicos nas comunidades, as características e princípios da educação popular e como a prática dos círculos bíblicos podem levar os participantes à experiência comunitária.
Como formador o padre José Adelino, pároco, convidou o padre Luís Sartorel, que além de ser biblista também exerce sua missão sacerdotal na assessoria das pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza e coordenador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), dentre outras atividades.

Em meio a tantas funções que lhe foram confiadas o assessor, padre italiano naturalizado brasileiro, conseguiu fazer com que os cerca de 60 participantes, tomassem um gosto a mais pela prática do Círculo Bíblico. Com um espírito jovem, sorriso no rosto e atenção em ouvir a colocação de cada um, o padre Luís envolveu os agentes de pastoral de tal forma com o conteúdo trabalhado que eles disseram se sentirem animados, por saberem que estão no caminho certo, e fortificados para darem continuidade a caminhada. “Todos estão amando este encontro porque vamos levando algo mais para os nossos grupos. O assessor é bem vivo e tem uma dinâmica de trabalho excelente. Ele faz a gente gostar ainda mais de fazer os estudos sobre a bíblia através dos círculos bíblicos”, disse Zélia Leite, que faz parte do Círculo Bíblico da Matriz de São José, um dos oito grupo da paróquia.
No encontro o padre Sartorel também explicou como se começa o círculo bíblico, como organizar, os passos a seguir e as divisões de tarefas para que cada um possa ter vez e voz.

Sobre mais algumas orientações aprendidas com esta formação, as rimas de Cícera Geane vão explicar:
“Se for responsável
Por alguma leitura
Não deixe de participar
Da reunião futura
Se houver imprevisto avise
Pra que outro vá a procura.
O círculo bíblico é contínuo
Não importa a quantidade
Usando uma linguagem
Falada na comunidade
Trabalhando em comum
Terá mais qualidade.
Não podemos esquecer
Que é preciso crescer
Indo para o círculo aprender
E depois outros grupos nascer
Evangelizando os outros melhorando nosso ser.
O círculo bíblico é a igreja
Saindo da comodidade
Indo de casa em casa
Conhecer a comunidade
Estudar a palavra de Deus
A partir da realidade”.





