Cinco seminaristas da Diocese de Crato são ordenados diáconos transitórios

Na última semana do tempo do Advento, às portas do Natal do Senhor, a Igreja Particular do Crato rendeu graças a Deus pela vida e vocação de cinco novos diáconos transitórios, ordenados no fim da tarde deste dia 20 de dezembro.

Presidida por Dom Magnus Henrique, e concelebrada pelos padres da diocese de Crato e de outras dioceses. A Cerimônia teve especial lugar na Igreja Mãe da diocese, a Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. Familiares, amigos, irmãos de caminhada e fiéis das diversas comunidades paroquiais, que os acompanham em seu trilhar vocacional, também se fizeram presentes.

Dirigidos pelo trecho da Carta de São Paulo ao Coríntios: “Servo vosso, por amor a Jesus Cristo” (2Cor 4, 5), Alberto Facundo, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, Edmo Galvão e Maykel Galvão, ambos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras, Jardel Phelipe, da Paróquia São João Bosco, em Juazeiro do Norte e Ricardo Filho, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, receberam pela imposição das mãos e pela oração do bispo diocesano, o ministério diaconal.

Em suas palavras dirigidas aos novos diáconos, o bispo diocesano falou da missão a eles confiadas, a luz da simplicidade e do serviço. “O primeiro grau da Ordem deve ser vivido à luz da Encarnação, deste Deus que armou sua tenda em nosso meio. Meus caros filhos, não criem esquemas que nos afastem da encarnação, da plenitude do amor em meio às palhas e aos pastores, homens desacreditados. Deus veste a nossa nudez! Vistamos a dalmática e tenhamos pressa, pois muitos presépios continuam acolhendo o Salvador”, disse.

Rito de Ordenação

Aos diáconos, são-lhes impostas as mãos, não para o sacerdócio, para o ministério sagrado do altar. Em seguida, os agora ordenados diáconos são vestidos com a estola diaconal e a dalmática.  Revestidos das vestes diaconais, os Ordenados, ajoelhados, aproximaram-se do Bispo, que entrega nas mãos de cada um o livro dos Santos Evangelhos, para que se lembrem do que ordena o próprio Cristo: “Anunciai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15).

“Por muito tempo sonhamos juntos com esta etapa tão significante de nossa vocação cultivada na fé: nossa entrada no ministério ordenado, e confirmação do chamado que o Senhor nos fez para nos entregarmos a Ele, a serviço do seu povo. Fez-nos percorrer o caminho do discipulado no amor, revelando-se verdadeiro pastor de nossas vidas, para que aprendendo de seus cuidados para conosco, agora, pudéssemos cuidar dos irmãos, em favor dos quais fomos consagrados para o bem de toda a Igreja”, disse o agora Diácono Jardel Phelipe, em nome dos demais.

Acesse as galerias de fotos: Álbum 1Álbum 2Álbum 3

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação