A penúltima noite do quinzenário em honra a Nossa Senhora das Dores, realizada neste sábado, 14 de setembro, em Juazeiro do Norte, marcou as vésperas do dia Solene em honra a padroeira de Juazeiro e da “Nação Romeira”. Desde o último dia 31 de agosto, Juazeiro se transforma, ganhando um novo ritmo e cor ao acolher centenas de romeiros vindos dos mais variados cantos do país. Eles chegam com o coração repleto de fé, trazendo suas preces e agradecimentos à Mãe das Dores e ao Servo de Deus Padre Cícero Romão.
Lotando o patamar da Basílica-Santuário de Nossa Senhora das Dores, a santa missa foi presidida pelo bispo diocesano de Crato — e dos romeiros, Dom Magnus Henrique. Na praça do Romeiro, o cenário era de emoção e gratidão, com famílias inteiras participando fervorosamente da Celebração Eucarística.
Durante sua homilia, Dom Magnus destacou a importância da Santa Cruz, cuja exaltação é celebrada neste dia 14 de setembro, exortando os fiéis a olharem para o alto, especialmente nos momentos de dificuldade e tristeza. “Mesmo diante das nossas dúvidas e murmurações, Deus não quer perder nenhum de Seus filhos. Quando a tristeza bater a sua porta e as tristezas da vida inquietar a sua alma, olhe para o alto, olhe para a Cruz de Cristo. A Cruz nos mostra o caminho da ressurreição”, enfatizou o bispo.
Com música e fé, a Orquestra filarmônica 15 de março fez sua apresentação, ao fim da celebração. O coral é formado por jovens romeiros vindos de Coral, Barro Vermelho, Curaçá, na Bahia, há mais de 300Km da capital da fé. Além da programação religiosa, a festa de Nossa Senhora das Dores oferece também um ambiente de confraternização. Na Vila Tabuleiro, onde ocorre a parte social do evento, os romeiros e moradores locais puderam desfrutar da boa comida e da música regional.
O quinzenário se encerra neste domingo, 15 de setembro, dia Solene de Nossa Senhora das Dores. A programação especial culminará com a tradicional procissão pelas ruas do centro de Juazeiro do Norte, seguida pela bênção do Santíssimo Sacramento e um show pirotécnico.
Texto: ASCOM Diocese de Crato
Fotos: ASCOM Basílica Santuário Nossa Sra. das Dores










