Celebração Eucarística marca apresentação de Mons. José Vicente, bispo eleito de Salgueiro (PE)

Compartilhe:

Bendito seja Deus para a sempre!”.  A Diocese de Crato se alegrou nesta quarta-feira, 29 de março, por mais um presbítero do seu clero a ser eleito bispo, Monsenhor José Vicente Pinto de Alencar Silva. Aos 65 anos de vida, dos quais 29 são de sacerdócio, Mons. José Vicente foi nomeado, pelo Papa Francisco, para a missão de pastorear a Diocese de Salgueiro (PE).

Para este grande dia, uma missa foi rezada, ao fim da tarde, em ação de graças pela nomeação. A Catedral Nossa Senhora da Penha, onde o Monsenhor José Vicente esteve a frente por seis anos, como pároco e cura, deu lugar para a solene liturgia na qual foram entregues o solidéu e a cruz peitoral, paramentos usados pelos bispos desde a sua nomeação.

“Esses símbolos já são recebidos no momento da nomeação. O solidéu que é uma parte dos paramentos significa a reverência para com Deus, ‘Soli Deo’, do latim, significa ‘Só para Deus’. E um sinal que adquire o seu significado quando é tirado. Então, diante do Santíssimo Sacramento, diante da eucaristia, o solidéu é retirado como um ato de reverência. A Cruz significa a configuração ao Cristo crucificado, padecido por nós, o encargo, a missão de pastor para seguir com Cristo, carregando a Cruz. As insígnias episcopais, propriamente ditas, o báculo, o anel e a mitra só são recebidos depois da ordenação na própria liturgia da ordenação episcopal”, explicou o Pe. Rodrigo Rêmulo, presidente da comissão diocesana de liturgia.

Monsenhor José Vicente será sagrado bispo no próximo dia 03 de junho, às 17h na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

 

Por Assessoria de Comunicação / Diocese de Crato

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts