Ceará promove encontro de formação para líderes comunicadores

O distanciamento social tem possibilitado as lideranças da Pastoral da Criança o uso das ferramentas tecnológicas e a criatividade para fortalecer a ação evangelizadora junto as crianças, gestantes e idosos.

Desse modo a Coordenação Estadual do Ceará, juntamente com as Dioceses de Quixadá, Crato e Tianguá, realizaram nos dias 21 e 22 de maio de 2021, um Encontro com o seguinte tema: Comunicar a Missão: Comunicação a Serviço da Vida e da Esperança no Ceará.

O Encontro teve como objetivo capacitar, refletir e possibilitar oficinas a cerca das ferramentas para mídias sociais em consonância com as estratégias usadas pela Pastoral da Crianca na divulgação de suas ações nas comunidades, paróquias e dioceses, através do facebook, site, espaço das comunidades e youtube.

No primeiro dia o encontro foi dinamizado pelas Lideranças da Diocese de Quixadá e tivemos como colaboradores das oficinas Alex Ferreira – Coordenador Regional Nordeste 1 da Pastoral da Comunicação, que abordou a história da comunicação no Regional NE 1 e também nos trouxe reflexões sobre a linguagem digital ( face, instagram, twitter, blog e etc). Após sua explanação, tivemos José Batista- Comunicador Popular e Membro da CEBs da Diocese do Crato. O mesmo abordou sobre O Uso da Voz, trazendo na sua exposição, como deve ser utilizada a voz no rádio e a criação de podcast.

No segundo dia de encontro foi dinamizado pelas Lideranças da Diocese do Crato. A primeira oficina foi realizada foi sobre Video, coordenada pela a colaboradora Géssica Mendes, Nutricionista e Influencer. Nesta oficina foram abordadas duas ferramentas da edição de fotos por meio do aplicativo: Canva e a edição de vídeo por meio do inshot. A segunda oficina foi sobre Educomunicação, com a presença do colaborador Eduardo da Amazônia – Apoio da CNPC às Dioceses. Na sua dinâmica foi ultilizado momentos bem participativos, trazendo elementos da ação e da missão da Pastoral da Criança.

O Coordenador Estadual do Ceará, Romildes Nascimento na sua fala final destacou para os participantes : “Este encontro é apenas o início! Esta comunicação não pode parar! O que vivenciamos durante o encontro servirá de fortalecimento para o agora e o pós pandemia. Precisamos reforçar nossa rede de comunicação e fazer o acompanhamento dos comunicadores para fazer chegar as informações até as bases!

A Equipe de organização avaliou o encontro junto com os participantes como uma iniciativa positiva e que precisamos dar continuidade para fortalecer a divulgação das ações da Pastoral da Criança.

Estes dois dias, foram organizados por Romildes Nascimento ( Coordenador Regional no Ceará), Ir Maria Liliane ( Diocese de Quixadá), Rosijania Ferreira ( Diocese do Crato) e Joao Batista Motta(Diocese do Tianguá).

Neste encontro teve o envolvimento de todas as Dioceses do Ceará e como público prioritário a participação de lideres comunitários.

Fonte: http://ec.pastoraldacrianca.org.br/