Causa do Padre Ibiapina dá mais um passo rumo à beatificação

A causa do Padre Ibiapina, considerado o “apóstolo do Nordeste”, deu mais um passo rumo à beatificação. A notícia foi publicada nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, no site oficial da Diocese de Guarabira, na Paraíba, da qual faz parte o município de Solânea, onde o sacerdote está sepultado.

“O postulador Paolo Vilotta comunicou ao nosso bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena, que, no próximo dia 09 de março, iniciar-se-á uma nova etapa, agora, conduzindo o Padre Mestre rumo à venerabilidade”, diz o texto.

No documento “Nihil Obstat”, datado de 18 de fevereiro de 1992, Padre Ibiapina foi reconhecido como “Servo de Deus”. Agora, o processo segue para a Congregação da Causa dos Santos, situada em Roma. Por meio dela, diferentes consultores, com formações acadêmicas no campo da História, Teologia e Medicina, reconhecem que o Servo de Deus é Venerável.

Na sequência, a Igreja passa a investigar um dos milagres atribuídos, a fim de reconhecê-lo como incontestável mediante à ciência. Quando concluído o reconhecimento, a Igreja beatifica o candidato. Ulteriormente, após um segundo milagre avaliado e entendido também como incontestável, a Igreja realiza a canonização, considerando o então Beato como verdadeiramente Santo.

Para o Catecismo da Igreja Católica: “ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis” (CIC, 828).

Legado

Padre Ibiapina começou seu trabalho missionário pelo interior do Nordeste. Sempre de batina, a pé ou a cavalo, peregrinou por Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba, catequizando, organizando missões, construindo capelas, igrejas, açudes, cacimbas, poços, cemitérios e hospitais, chegando a fundar mais de vinte Casas de Caridade para moças órfãs. Esteve no Ceará entre os anos de 1862 e 1870, em Sobral, sua terra natal, na região norte, depois no Cariri. Faleceu em 19 de fevereiro de 1883.

Homenagem ao Padre Ibiapina na Casa de Caridade, em Crato.

Dentre os legados de sua atuação pastoral está a Casa de Caridade localizada na cidade de Crato, nas dependências da Rádio Educadora, construída em 1869 na intenção de valorizar e promover a figura feminina com atividades religiosas, educativas e profissionais. Seu apostolado – dizem os historiadores – inspirou o sacerdócio do Padre Cícero Romão Batista. Padre Ibiapina também dá nome à fundação mantenedora da Rádio Educadora e do Colégio Pequeno Príncipe.

Leia mais, aqui: https://diocesedecrato.org/fundacao-padre-ibiapina/

Colaboração dos fiéis

Para que a causa do Padre Mestre atinja as referidas etapas, dentre as quais está a atual que busca chamá-lo Venerável, faz-se necessário o pagamento de despesas referentes ao processo, por exemplo, o custo do trabalho dos consultores, o documento Positio, o decreto Super Virtutibus.

Por isso, a Diocese de Guarabira, ao anunciar essa boa notícia, solicita a colaboração e união de toda a comunidade por essa grande causa. A intenção é possibilitar que a mensagem de caridade do “Padre Mestre”, como é chamado, alcance fiéis no mundo inteiro e que o seu modelo missionário inspire, sempre mais, sacerdotes e leigos.

Informações e contato:

Expediente: Segunda-feira à Sexta-feira
Horário: Das 08h às 12h e das 14h às 17h

Fonte: https://www.diocesedeguarabira.com.br/padremestreibiapinaservodedeusemodelomissionario/