Casamentos comunitários, carreata e missa marcam a abertura do centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Compartilhe:

Neste domingo, dia 15 de janeiro, logo durante a manhã, oito casais receberam o sacramento do matrimonio durante a celebração de casamentos comunitários na Capela do Santíssimo, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Esta foi a primeira atividade de um dia de grande festa: está aberta a Semana do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

E foi com grande entusiasmo que padres e fiéis romeiros participaram também de uma carreata a tarde, que percorreu dez quilômetros, passando pelas principais ruas de Juazeiro do Norte, anunciando a todos que estão em festa pelo aniversário de criação da primeira paróquia do município, hoje um dos principais centros de romaria do Nordeste.

Após a celebração, a Pastoral Familiar da Basílica, ofereceu aos recém casados e seus familiares comes e bebes para festejarem este momento especial. (Foto: Rozelia Costa)

“Estamos felizes porque estamos iniciando a Semana do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Vamos sair às ruas com a imagem primeira, aquela que estava aqui na capelinha quando o padre Cícero Romão chegou”, disse o padre Cícero José da Silva, pároco.

A imagem histórica a qual o pároco se referiu, mede 57cm e existe desde 1827. Ela sai da Igreja Matriz em apenas dois momentos no ano: na abertura da festa da padroeira e durante a procissão de Nossa Senhora das Candeias. Levada no carro do Corpo de Bombeiros e seguida por bicicletas, motos e carros, ela fez parte do simbolismo da abertura da Semana do Centenário. “Pedimos que ela abençoe as famílias e, como mãe de todos nós, agradecemos por estarmos celebrando e fazendo parte desta história”, falou o pároco.

“Paróquia Nossa Senhora das Dores 100 anos, eu faço parte desta história”, foi o lema proclamado durante as celebrações deste dia. Na foto o abraço coletivo. (Foto: Patrícia Silva)

Um momento de grande emoção marcou a conclusão da carreata. Ao retornarem à basílica todos os participantes deram um abraço simbólico na Igreja Matriz, ou seja, cada um, de mãos dadas, fizeram uma grande corrente ao redor da Basílica iniciando no pátio da praça do romeiro, passando pela rua padre Cícero, avenida Dr. Floro Bartolomeu e rua da Matriz. A quantidade de pessoas era tão grande que não foi difícil fechar este abraço. “Aqui é a principal Igreja, estou emocionada em participar deste momento tão importante. Está tudo muito lindo”, disse dona Angelina Camilo Gomes, que prestigiou este momento.

Mas o primeiro dia de festa não acabou com a carreata. Logo após, às 19h, aconteceu a missa de abertura do centenário com o envio dos seminaristas que a partir desta segunda- feira, iniciam atividades missionárias pelas comunidades da paróquia centenária. A celebração, que foi presidida pelo pároco e concelebrada pelos vigários paroquiais, também contou com a concelebração dos padres romeiros do Rio Grande do Norte, padre Eliano Silvestre, da Paróquia São Pedro Pescador, em Bahia Formosa, e o padre João Gabriel, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Serra Caiada.

A Basílica ficou repleta de fiéis que festejavam a abertura da Semana do Centenário. (Foto: Patrícia Silva)

Programa Especial do Centenário

Em comemoração ao centenário, a equipe de comunicação da Basílica Santuário lançou, neste dia 15, o Programa Especial do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores que conta com a colaboração dos historiadores Renato Casimiro e Renato Dantas, e da religiosa Irmã Annette Dumoulin.

O programa acontece em cinco edições e fala sobre a construção da Capela Nossa Senhora das Dores, a influência do padre Cícero Romão Batista, a primeira romaria à Juazeiro do Norte e a elevação à paróquia.

Assista o primeiro capítulo clicando no vídeo abaixo:

Você pode acompanhar esta edição especial acessando http://www.maedasdoresjuazeiro.com/

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts