Carta da Pastoral de Romaria diante do avanço do Coronavírus em Juazeiro do Norte-CE

“A vida é um dom de Deus.”

Queridos romeiros e romeiras,

Em uma crise tão urgente como essa do coronavírus, é nosso dever e compromisso cristãos apontar os perigos e fazer barreira a tudo quanto venha ameaçar a saúde e a vida daqueles a quem Deus nos confiou, a exemplo do Padre Cícero Romão Batista: “E tu, Cícero, toma conta deles”.

Assim, conforme os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde e dos decretos do Governo do Estado do Ceará, sobre o avanço do novo coronavírus no município de Juazeiro do Norte – CE, e seguindo as orientações da Diocese de Crato – CE, publicadas neste dia 20 de junho, decidimos, para a segurança de todos, cancelar a Romaria pelos 86 anos da morte do Padre Cícero Romão Batista.

Por outro lado, para honrar a memória do querido padrinho, que tanto bem semeou sobre estas terras, a programação alusiva, que será detalhada em breve, permanece nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho próximo, mas às portas fechadas, isto é, sem a presença física dos romeiros e devotos. Cada um é convidado a participar em sua casa, acompanhando e rezando por meio das transmissões da TV Web Mãe das Dores e das redes sociais das nossas paróquias. E, valendo-se da inspiração divina, pode oferecer bonitas homenagens em sua igreja doméstica. Afinal, ele mesmo orientou: “Em cada casa um oratório”.

O Padrinho, que nos prometeu “Do Céu, rogar a Deus por nós”, há de nos ajudar a superar este momento tão difícil.

Com nossa bênção,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira