Carreata pelas ruas da cidade do Crato marca abertura da Festa da padroeira da Diocese

Para os devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade do Crato e da Diocese, a última semana do mês de agosto é a mais aguardada. Todos reunidos, com os olhos e os corações voltados para a Igreja Sé Catedral, para dar inicio aos festejos alusivos à “Imperatriz Constante”. Foi nesse clima de alegria e festa que, neste sábado, 21 de agosto, aconteceu a Carreata de abertura da festa 2021. Por ocasião do ano Josefino, instituído pelo Papa Francisco, a carreata saiu do Seminário Diocesano São José e percorreu as ruas da cidade.

Toda a cidade se preparou para acolher a imagem que iria passar. Nas casas, como de costume, pequenos altares foram montados, velas acesas nas janelas iluminavam o trajeto. Balões e fogos também marcaram a passagem do carro-andor. O hino, cantado solenemente, ressoava por toda a cidade, anunciando que a carreata estava chegando. Das calçadas, os fieis aguardavam ansiosos, de joelhos, mãos erguidas e olhos marejados. A emoção tomava conta do ambiente e o clima de oração pairava sobre o lugar. “Viva Nossa Senhora da Penha!”, gritavam em alta voz.

Esse ano a Festa de Nossa Senhora da Penha tem como tema: “Nossa Senhora da Penha, na festa da vida dá-nos vinho novo”. A escolha, explica o Padre José Vicente, cura da Sé Catedral, é sinal de esperança neste tempo atual. “O povo de Deus é um povo que vive da esperança das promessas de Cristo, de vida nova, de tempo novo. E, mesmo mediante todas as dificuldades que a vida apresenta, o cristão não pode deixar que o seu espírito se abata. Ele tem que permanecer vivo, segurado sempre na mão de Jesus, e tocar para frente a sua vida. Então nós achamos por bem tomar esse tema, porque Nossa Senhora é Mãe da Esperança. Ela deve, ouvindo o apelo dos seus filhos, nos oferecer esse vinho novo, esse vinho novo que é o próprio Jesus”.

Missa de abertura

Na manhã do domingo, 22 de agosto, a tradicional missa das nove da manhã abriu solenemente os festejos patronais que se estendem até o dia 1º de setembro. Até lá os fiéis poderão participar de uma programação toda especial. Este ano os fiéis terão dois horários de novenário e missa: pela manhã, às 10h45, e a noite, às 18h30. Todos os eventos poderão ser acompanhados pelos canais da Sé Catedral, no Youtube e no Facebook.

Veja a programação completa:

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação