Cáritas Diocesana, ACB e Asa Brasil se reúnem para avaliação do programa “Cisternas de Produção”

Compartilhe:

Representantes da Cáritas Diocesana de Crato, Associação Cristã de Base, ACB, e a Articulação do Seminário Brasileiro, ASA Brasil, estiveram reunidas na manhã da última sexta-feira, dia 20 de maio, no auditório da Cúria Diocesana para uma reunião de avaliação sobre o andamento do Programa Cisternas de Produção, que tem por objetivo construir cisternas para famílias que moram em áreas rurais no Cariri de modo a potencializar o Semiárido como o maior produtor de alimentos saudáveis do país.

O momento foi mediado pela assessora técnica da ASA Brasil, Nara Pinilla, que iniciou sua fala contextualizando sobre o atual cenário político e a possibilidade de instabilidade nas politicas públicas que possam vir a impactar o desenvolvimento do programa. Os participantes discutiram os desafios que vivenciam no campo e relataram como foi a aplicação da metodologia “Linha do Tempo” a ser aplicada com as famílias que beneficiadas com o programa. Segundo Nara, o programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.

A coordenadora técnica do projeto pela Cáritas, Angelita Marciel Koller, destacou a importância dos encontro com a rede ASA como forma de compreender a produção sertaneja e a formação das famílias para o uso sustentável do recurso hídrico. Destacou, também, que o projeto procura garantir produção de comida para as famílias e que o seu excedente possa ser comercializado e gerar renda extra. “Acima de tudo, o principal objetivo é que a família possa comer bem”, afirmou.

O Programa Cisternas de Produção pretende construir 340 cisternas que serão entregues às famílias que moram em áreas rurais do Cariri, especificamente nos município de Assaré, Várzea Alegre, Santana do Cariri e Crato. O projeto é financiado pelo BNDS e administrado pela ASA Brasil. A Cáritas (Assaré e Várzea Alegre) e a ACB (Santa do Cariri e Crato) são as parceiras e executoras no Cariri. A conclusão e entrega das cisternas para as famílias beneficiadas está prevista para dezembro desse ano.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts