Canta, Barbalha! Paróquia Santo Antônio acolhe novo pároco

Compartilhe:

Ao cair da noite deste domingo, dia 26 de janeiro, o Padre Cícero Leandro Cavalcante iniciou o ministério pastoral à frente da Paróquia Santo, em Barbalha, uma das mais antigas da Diocese de Crato. Para auxiliá-lo, foi designado, como vigário, o neo sacerdote, Padre Carlos Aguiar, também apresentado à comunidade.

À entrada da Igreja, a banda de música municipal fez as honras iniciais. Uma caravana da Paróquia Menino Jesus, da vizinha cidade de Juazeiro do Norte, onde Padre Leandro assumiu o ofício de pároco durante cinco anos, compareceu e lotou a matriz paroquial. Eram grupos de fiéis que acenavam, agradecidos e saudosos.

Os paroquianos de Santo Antônio, por sua vez, acolheram o novo pastor e guia com grande cortejo, no qual empunharam cartazes e estandartes das pastorais, movimentos e serviços, ao som do hino municipal: “Canta, Barbalha, as alegrias que hão de vir!”.

“Com alegria e satisfação, preparamos a recepção com simplicidade, mas com o coração cheio de alegria, para que ele possa exercer bem o paroquiato no meio de todos nós, barbalhenses”, disse Talisson Matos.

Padre Leandro também foi acolhido na fraternidade sacerdotal: treze padres concelebraram a cerimônia, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. “Uma festa completa”, brincou.

Retribuindo o gesto dos antigos e novos paroquianos, reafirmou o compromisso de desempenhar bem os ofícios, pelos quais está ligado em função da Igreja, “contribuindo e somando com todos”. “Na Paróquia Menino Jesus, a nossa convivência foi de família. Então, só tenho a agradecer. Mas o Evangelho, para dar um ‘bálsamo’ em nosso coração, diz que os discípulos deixaram tudo e foram atrás de Jesus. Aqui, na ‘terra dos verdes canaviais’, por si, já diz que é bom”, considerou.

<< Padre Cícero Leandro, à esquerda; e Padre Carlos Aguiar, à direita. Fotos: Patricia Mirelly>>

Com dezoito anos de sacerdócio, Padre Leandro, natural de Juazeiro, tomou para si o lema: “Deus provê, Deus proverá”. Além da Paróquia Menino Jesus, também passou pelas paróquias São Sebastião, em Mangabeira; Senhor Menino Deus, em Aurora, e Sagrada Família, em Crato.

Na Paróquia Menino Jesus, empreendeu diversas ações pastorais, entre elas a “Corrida Menino Jesus”, para incentivar a prática de atividades físicas; o Tapete do Corpus Christi, a reforma do altar e as ações sociais no “Centrinho”, que leva profissionais da saúde e outras áreas para atender as necessidades da população.

Enumerando essas ações, Luciana Cavalcante disse que Padre Leandro sempre se mostrou aberto e disponível, cativando muitos leigos. “As pessoas que assumiram algum papel, seja em comunidades, pastorais ou movimentos, sabiam que teriam apoio e abertura para expressarem suas necessidades. Sempre tratou todos de forma igual, sem privilégios. Vai deixar muitas saudades, mas também um grande legado. Muitas sementes plantadas”, considerou.

Padre Leandro permanece no ofício, na Paróquia Santo Antônio, pelos próximos seis anos. Como símbolo do início de seu ministério recebeu as chaves da Igreja.

Dom Gilberto, durante a homilia da Missa, sublimou que os padres “são consagrados para se fazerem presentes na vida da comunidade”. Refletindo o Evangelho do dia (Mt 4, 12-23), afirmou também que Jesus chamou quem Ele quis. Mas, quando alguém se consagra ao serviço do Senhor, a vida já não lhe pertence e deve ser colocada à disposição, para servir onde precisar.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts