Candidatos ao diaconato permanente são admitidos à Ordem Sacra

Compartilhe:

No início da noite desta quarta- feira, dia primeiro de junho, dois candidatos ao diaconato permanente da diocese de Crato foram admitidos à Ordem Sacra através de uma celebração presidida por dom Gilberto Pastana e auxiliada pelo diácono Cory Cavalcante, no Seminário Propedêutico dom Fernando Panico, localizado em Crato.

Francisco Alves de Souza, da Paróquia Imaculada Conceição, de Mauriti, e Rafael Hernandez do Nascimento Fideles, da Paróquia São José, de Missão Velha, passaram por um período de formação, na Escola Diaconal São José, que durou sete anos e agora onze dias os separam do momento que irá selar o compromisso de amor e serviço à Igreja através do Sacramento a Ordem: a ordenação diaconal.

A essa altura os corações dos candidatos ao diaconato permanente se sentem cada vez mais jubilosos e, com essa celebração, que é um dos últimos passos para a ordenação, a vocação deles é confirmada e aceita pela Igreja. “Estou com o coração cheio de alegria, realizado, tentando responder o chamado de Deus”, disse Francisco, e, “estou com o coração a mil. Tem horas que vem na garganta e volta. É uma graça. Tudo é dom. Tudo provém de Deus e nada para Ele é impossível”, completou Rafael.

Momento da admissão entre os candidatos à Ordem Sacra. (Foto: Patrícia Silva)

Segundo o Cerimonial dos Bispos, n. 479, “o rito de Admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.

Esse desejo de assumir o compromisso de serviço e doação à Igreja no diaconato permanente foi mostrado de forma explicita pelos candidatos e aceito pelo bispo diocesano na presença do diácono Cory, seminaristas, familiares, amigos e esposas dos dois candidatos que participaram da celebração.

Logo mais, no próximo dia 11 de junho, às 9h, na Paróquia Imaculada Conceição de Mauriti, Francisco e Rafael receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem passando assim a fazer parte do clero da diocese de Crato.

Da esquerda para direita: diácono Cory, Francisco, dom Gilberto e Rafael. (Foto: Patrícia Silva)

Diaconato

Na Igreja Católica Romana, os diáconos podem ser de duas naturezas, uma delas transitória e outra permanente. No caso dos diáconos permanentes, missão exercida por leigos fiéis, não existe a necessidade de votos do celibato, podendo ser casados. Por serem casados, não podem torna-se padres, ficando, portanto, permanentemente como diácono. As esposas, entretanto, precisam autorizar formalmente que os maridos sejam diácono. E, uma vez ordenados, esses homens não podem mais se casar. Se ficarem viúvos, têm a opção de permanecerem diáconos ou se candidatarem ao sacerdócio, mesmo que em idade já avançada.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts