Benigna Cardoso: o novo rosto da Heroína da Castidade

Compartilhe:

Na tarde da última quarta-feira, 24, a Diocese de Crato reuniu a imprensa caririense para um especial momento: apresentar a reconstrução facial de Benigna Cardoso e os passos da confecção do projeto da estátua da Serva de Deus. Na ocasião, foi apresentado o novo rosto da Mártir, projeto do designer 3D e perito especialista em reconstrução facial forense, Dr. Cícero Morais.

O momento contou com a presença das irmãs de criação de Benigna, Iranir e Terezinha Cisnando, além de dois sobrinhos netos da futura beata do Ceará, Claudiana da Silva e Gildo Carlos da Silva. “Fruto do amor e da dedicação, suor e lágrimas, hoje veremos a face mais próxima daquela que alvejara suas vestes no sangue do Cordeiro […] contemplamos a alma daquela que através da sua face nos fala do amor de Deus que ela tanto pregou e viveu como uma criança”, declarou o bispo de Crato, Dom Magnus Henrique.

Além do bispo de Crato, compuseram a mesa o Padre Wesley Barros, Coordenador da Comissão para Beatificação de Benigna, Padre Paulo Lemos, Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, Padre José Vicente, Vigário Geral da Diocese e Teresa Raquel, diretora do Colégio Pequeno Príncipe, onde foi impressa o projeto da estátua da Mártir.

O rosto foi construído a partir no cruzamento de fotografias de familiares. Fotos de seus irmãos Cirineu e Alderi, como também de Lourdes, sua sobrinha, serviram de base para a reconstrução. Relatos de pessoas próximas à Benigna também contribuíram com o material. Esta foi a quarta  tentativa de aproximar uma imagem daquilo que foi um dia o rosto de Benigna, mas a primeira feita a partir de embasamento científico e com mais precisão nos detalhes.

“Graças a Deus, contamos com a colaboração de pessoas que conviveram com ela que podem nos dar um pouco mais de segurança para além do aparato científico. Temos a oportunidade de ver dois trabalhos (estátua e quadro), e estes precisam ser submetidos à sensibilidade das suas irmãs de criação aqui presentes e de Dona Nair, amiga de Benigna, que também muito nos ajudou neste processo, para que possamos dizer que essa é uma imagem aproximada de Benigna”, pontuou Pe. Wesley Barros, Coordenador da Comissão para Beatificação de Benigna.

O quadro apresentado, de autoria do artista e pintor Joab Rocha, de Areial-PB, é ainda uma amostra da imagem final de Benigna Cardoso. O quadro finalizado será apresentado a todo povo de Deus no dia 24 de outubro deste ano, quando ela será beatificada.

 

Perdeu a coletiva? Clique no link e assista: Coletiva de Imprensa

 

ASCOM Comissão para a Beatificação da Mártir Benigna

Posts Relacionados