Bênção do Chapéu e Despedida do Romeiro emociona mesmo à distância

Ao meio-dia deste dia 15 de setembro, sob o repicar dos sinos, a “Despedida do Romeiro e Bênção do Chapéu” foi realizada no interior da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE, com o mesmo sentimento de saudade característico desse momento.

Pela transmissão da TV Web, no YouTube e nas redes sociais, os romeiros puderam recolher as graças e o ânimo necessários para dar seguimento a vida, sempre iluminados pelo testemunho do Padre Cícero Romão Batista com quem humildemente aprenderam a cultivar a devoção a Nossa Senhora, sob o carinhoso título de Mãe das Dores.

Reunidos à volta de seus altares domésticos, receberam a bênção do bispo da Diocese de Crato – CE, Dom Gilberto Pastana, que lhes dirigiu palavras de esperança, principalmente nestes tempos difíceis de enfrentamento a uma das doenças mais letais da história recente: a pandemia do novo coronavírus.

“Esta é a minha 4ª romaria, e eu também fico particularmente emocionado com esse momento. Estamos geograficamente distantes, mas unidos na mesma fé”, disse o pastor diocesano.

Engajamento virtual da fé

Tradicionalmente, na Bênção do Chapéu e Despedida dos Romeiros é divulgada a quantidade de peregrinos registrados na sala de atendimento. Por causa da pandemia, os números foram contabilizados a partir da participação nas redes sociais da Basílica Santuário, para onde a programação da Festa e Romaria de Setembro foi adaptada. De acordo com o relatório do setor de Comunicação, emitido por meio do site “Reportei”, do dia 29 de agosto a 14 de setembro, mais de 6 milhões de internautas foram alcançados.

Confira os números detalhados:

O Facebook contabilizou mais de 2, 4 milhões de internautas. As cidades mais alcançadas foram, respectivamente: Juazeiro do Norte (130.527), São Paulo (92.644), Fortaleza (40.214), Rio de Janeiro -RJ (35.342), Maceió – AL (34.785), Natal – RN (32.596) e Crato – CE (22.953). Enquanto o Instagram registrou mais de 1, 5 mil internautas, sendo Juazeiro do Norte – CE (4.674), Maceió – AL (1.035), Crato – CE (680), Fortaleza – CE (466), Natal – RN (358) e Recife – PE (288) as cidades com maior alcance. Já no YouTube  foram mais de 2, 3 mil visualizações.

Por Jornalista Patrícia Mirelly / Assessoria de Comunicação

Fotos: Thais Cândido / Estagiária da Assessoria de Comunicação da Basílica Santuário

Projeto de Pastoral Virtual

Olá, Saudações! Estarei realizando um projeto pastoral através da plataforma do Google Meet, sobre a missão e os desafios da família neste período da pandemia.