Bênção do Chapéu e Despedida do Romeiro emociona mesmo à distância

Compartilhe:

Ao meio-dia deste dia 15 de setembro, sob o repicar dos sinos, a “Despedida do Romeiro e Bênção do Chapéu” foi realizada no interior da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE, com o mesmo sentimento de saudade característico desse momento.

Pela transmissão da TV Web, no YouTube e nas redes sociais, os romeiros puderam recolher as graças e o ânimo necessários para dar seguimento a vida, sempre iluminados pelo testemunho do Padre Cícero Romão Batista com quem humildemente aprenderam a cultivar a devoção a Nossa Senhora, sob o carinhoso título de Mãe das Dores.

Reunidos à volta de seus altares domésticos, receberam a bênção do bispo da Diocese de Crato – CE, Dom Gilberto Pastana, que lhes dirigiu palavras de esperança, principalmente nestes tempos difíceis de enfrentamento a uma das doenças mais letais da história recente: a pandemia do novo coronavírus.

“Esta é a minha 4ª romaria, e eu também fico particularmente emocionado com esse momento. Estamos geograficamente distantes, mas unidos na mesma fé”, disse o pastor diocesano.

Engajamento virtual da fé

Tradicionalmente, na Bênção do Chapéu e Despedida dos Romeiros é divulgada a quantidade de peregrinos registrados na sala de atendimento. Por causa da pandemia, os números foram contabilizados a partir da participação nas redes sociais da Basílica Santuário, para onde a programação da Festa e Romaria de Setembro foi adaptada. De acordo com o relatório do setor de Comunicação, emitido por meio do site “Reportei”, do dia 29 de agosto a 14 de setembro, mais de 6 milhões de internautas foram alcançados.

Confira os números detalhados:

O Facebook contabilizou mais de 2, 4 milhões de internautas. As cidades mais alcançadas foram, respectivamente: Juazeiro do Norte (130.527), São Paulo (92.644), Fortaleza (40.214), Rio de Janeiro -RJ (35.342), Maceió – AL (34.785), Natal – RN (32.596) e Crato – CE (22.953). Enquanto o Instagram registrou mais de 1, 5 mil internautas, sendo Juazeiro do Norte – CE (4.674), Maceió – AL (1.035), Crato – CE (680), Fortaleza – CE (466), Natal – RN (358) e Recife – PE (288) as cidades com maior alcance. Já no YouTube  foram mais de 2, 3 mil visualizações.

 

Por Jornalista Patrícia Mirelly / Assessoria de Comunicação

Fotos: Thais Cândido / Estagiária da Assessoria de Comunicação da Basílica Santuário

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Projeto de Pastoral Virtual

Olá, Saudações! Estarei realizando um projeto pastoral através da plataforma do Google Meet, sobre a missão e os desafios da família neste período da pandemia.