Batismo e missão: salvação e serviço para toda a humanidade

FESTA DO BATISMO DO SENHOR – ANO B

BATISMO E MISSÃO: SALVAÇÃO E SERVIÇO PARA TODA A HUMANIDADE

“Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho meu bem-querer”.

Amados irmãos e amadas irmãs!

A liturgia deste primeiro domingo do Tempo Comum apresenta o Batismo de Jesus como início de sua missão libertadora e salvadora. No seu batismo, Jesus é revelado, nas margens do Jordão, como o Filho amado de Deus que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o plano salvífico do Pai, Ele se fez um de nós, partilhou a nossa história, assumiu nossa fragilidade e humanidade. Ao ofertar a própria vida, libertou-nos do egoísmo e do pecado. Em sua vida e missão ensinou-nos com atitudes e palavras, apresentou-nos o caminho da fraternidade, da comunhão e da solidariedade que conduz à vida em plenitude.

Na Primeira Leitura, o Profeta Isaías anuncia um misterioso “Servo”. Alguém que, recebendo a missão, é enviado por Deus para edificar um mundo de justiça e de paz sem fim. Investido e imbuído do Espírito de Deus, ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer à força das armas, à imposição ou à prepotência, pois esses não são os caminhos de Deus. O “Servo” é um instrumento através do qual Deus se faz presente no mundo para levar a salvação aos homens. Deus está na origem (escolha, vocação e envio) da missão do “Servo” e o acompanhará em todos os momentos de sua missão.  Para vencer as forças do mal e do pecado, o “Servo” contará com a ajuda do Espírito de Deus, que lhe dará a força de assumir a missão e realizá-la em plenitude.

Na Segunda Leitura, o Apóstolo Pedro nomeia quem é o misterioso “Servo” profetizado pelo Profeta Isaías. Jesus Cristo é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para realizar seu plano de salvação. Na vida e missão de Jesus, tornam-se vida, verdade e realidade as promessas do Antigo Testamento. Pedro resume este querigma primordial (primeiro anúncio da fé cristã) afirmando que “Ele andou por toda parte fazendo o bem”; “porque Deus estava com Ele”. É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.

No Evangelho, o momento do batismo de Jesus revela que Ele é, essencialmente, o Filho de Deus, que o Pai envia ao mundo como manifestação do seu Amor. Como verdadeiro Filho, Ele obedece ao Pai e cumpre o seu plano salvador. Por isso, vem ao encontro dos seres humanos, solidariza-Se e assume as suas fragilidades. Em sua missão e obediência, Jesus Cristo refaz a comunhão entre Deus e os seres humanos que o pecado havia interrompido. Da sua ação salvadora, surgirá ou nascerá uma nova criação, uma nova humanidade, pois Jesus é o Filho/“Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é realizar a libertação e salvação dos homens.

Neste dia somos convidados a lembrar do dia do nosso Batismo. No seu batismo, Jesus tomou consciência da sua missão, recebeu o Espírito e partiu em ação missionária pelos caminhos da Terra Santa, testemunhando o amor de Deus. Nós, que no batismo aderimos a Jesus e recebemos o Espírito, que nos capacitou para a missão, temos sido uma testemunha verdadeira e comprometida desta mesma missão pela qual Ele Se empenhou e deu a vida? Temos assumido a mesma atitude de obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta que Jesus tem com Deus Pai? A vontade de Deus é, para nós, mais importante de que os nossos projetos pessoais? Temos vivido verdadeiramente como filho/filha de Deus?

Padre Paulo Sérgio Silva

Paróquia São Sebastião, em Mangabeira, distrito de Lavras–CE