Basílica Santuário anuncia vencedores do concurso de Poesias e Benditos

Compartilhe:

Na noite desta quinta-feira, dia 26 de novembro, durante um programa especial transmitido pela TV Web Mãe das Dores, a Basílica Santuário anunciou os vencedores do concurso de poesias e benditos, evento que integra a programação alusiva aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista.

O concurso teve 12 benditos e 15 poesias inscritas. Foram selecionados seis finalistas, do primeiro ao terceiro lugar, nas duas categorias. Os vencedores receberão troféu e kit alusivo ao sesquicentenário. O júri foi composto por quatro integrantes: Rozelia Costa, representado o Setor de Comunicação da Basílica; os romeiros Fagner Andrade e José Carlos Barbosa, além do jornalista Francisco Mario de Sousa.

Segundo Fagner Andrade, que também é mestrando em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador de religiões populares, a ideia do concurso foi trazer para o sesquicentenário algo próprio da tradição religiosa romeira, contemplando, além dos benditos, a arte popular, os versos, a rima e a poesia. “Os romeiros usam essa linguagem para transmitir as emoções e para falar de uma realidade da vida”, explicou Fagner, acrescentando que essas manifestações fazem parte da identidade ritual do povo romeiro e uma forma de se comunicar com o Sagrado.

Animador das romarias desde 2003, Francisco Silva é compositor de benditos conhecidos como “Venha os Romeiros com o Chapéu na Mão”, cantado, principalmente, na entrada das celebrações. Começou a escrevê-los a partir do que ouvia no “Encontro das Três Horas”, conduzido pela Irmã Annette Dumoulin, no Círculo Operário São José, durante o qual os romeiros cantam e dão testemunho das próprias vivências. “Eu descobri esse dom [de compor benditos] nas romarias. E aprendi a melodia dos romeiros ouvindo eles cantarem, e isso foi despertando. O bendito é uma vivência, é um testemunho verdadeiro, é uma história que vem do coração”, disse.

Confira a listas dos colocados:

  • Poesias:

1º lugar – Maria de Fátima Araújo Teles, de Brejo Santo – Ceará;

2º lugar – Wagner David Rocha, de Brejo Santo – Ceará;

3º lugar – Maria do Socorro Macêdo dos Santos, de Juazeiro do Norte – Ceará.

  • Benditos:

1º lugar – Paulo Roberto Ferreira de Moura, de Tuparetama – Pernambuco;

2º lugar – Perolina Lins, de Maceió – Alagoas;

3º lugar – Alisson Roberto da Silva, de Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco.

 

Por Jornalista Patrícia Mirelly / Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts