Barbalha dá inicio a tradicional Festa de Santo Antônio

Compartilhe:

Hoje, 31, dia em que a Igreja celebra o dia da Santíssima Trindade, centenas de fieis, de diversas regiões, participaram na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Barbalha – CE, às 9h, da missa de abertura da 304ª festa do seu padroeiro, que este ano traz como tema “Santo Antônio nos conduz à Eucaristia”.

Segundo o pároco, Padre Cícero Alencar, a paróquia está vivendo o ano eucarístico, em recordação ao ano 1950 quando aconteceu o 1º Congresso Eucarístico Paroquial na cidade. Durante as treze noites, de 30 de maio a 13 de junho, os fiéis refletirão sobre o Sacramento da Eucaristia fonte, centro e cume da fé cristã. “A festa do padroeiro, que cresce a cada ano, é tempo da graça de Deus para todos os devotos, pois nestes dias com maior fervor, agradeceremos, louvaremos e pediremos a Deus por intercessão de Santo Antônio, o que necessitamos para sermos mais firmes na fé, a qual o Santo sempre nos conduziu, sendo também protagonista de um milagre eucarístico”, afirmou.

Celebração de abertura da 304ª Festa de Santo Antônio. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)
Celebração de abertura da 304ª Festa de Santo Antônio. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)

O aumento na participação dos fiéis tem sido observado como avanço na festa religiosa da cidade de Barbalha. “A cada ano sempre observo um aumento considerável no público, pois Santo Antônio é muito amado e venerado não só pelos barbalhenses, mas por todo mundo. Eu, como devota e voluntária de Jesus, desejo que todos os fiéis devotos de Santo Antônio alcancem as graças de Deus por meio de sua intercessão”, afirmou a devota Selmi Cruz.

O trezenário é marcado por intensa representatividade religiosa e cultural, sendo conhecido em todo o país. Bandas culturais de músicas da cidade, missas e programação social com vendas de comidas típicas e música ao vivo acrescentam novos elementos que contribuem para o enriquecimento da festa, que este ano traz como diferencial o cortejo das comunidades noitárias, da Igreja do Nossa Senhora do Rosário até a Matriz; também na noite dos agricultores e pecuaristas acontecerá uma cavalgada em homenagem a Santo Antônio.

Cultura

Balões decorados, mandalas com a imagem do padroeiro dos barbalhenses, arcos, bonecos e oratório com a imagem de Santo Antônio podiam ser encontrados pelas ruas da cidade, que acolheu com alegria o início da festa do padroeiro. Cerca de 500 mil passariam pelas ruas de Barbalha, segundo a prefeitura municipal, neste dia 31 de maio.

Apresentação cultural no Largo da Matriz. (Foto: Árysson Magalhães)
Apresentação cultural no Largo da Matriz. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)

Após a celebração de abertura aconteceu o desfile de grupos folclóricos da Matriz até ao Largo do Rosário e a tarde o tradicional carregamento do pau da bandeira, que este ano saiu do Sítio Flores. O mastro, que será fincado em frente à Igreja Matriz, pesa duas toneladas e possui 22 metros de comprimento.

A bandeira traz um diferencial, pois nela foi pintada os desenhos feitos na parede da Igreja Matriz na última reforma. Para Sandra Sobral, artista plástica que confecciona a bandeira do santo padroeiro há 15 anos, é sempre uma alegria poder contribuir diretamente para a realização da festa. “Sinto-me muito feliz e realizada, pois é um trabalho feito com muita dedicação, amor e carinho. É com muita alegria que eu contribuo para a realização da festa que é uma das mais bonitas da nossa região, onde tem toda uma cultura religiosa e isso é emocionante para mim”, destacou.

O compromisso da devota surgiu a partir de uma graça alcançada pela intercessão de Santo Antônio. “Sofri um grave acidente automobilístico em 1999, e a partir daí fiz o propósito de que enquanto vida tiver irei confeccionar a bandeira da festa”, disse.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts