Assessoria de Comunicação ou Pastoral da Comunicação?

Compartilhe:

A dois dias do Mutirão de Comunicação da Diocese de Crato, a gente quer explicar para os leitores a definição de dois termos que causam muita confusão: afinal, Assessoria de Comunicação e Pastoral da Comunicação é a mesma coisa? Não. E vamos explicar porquê.

A Pastoral da Comunicação (ou Pascom), segundo a coordenadora de cursos no SEPAC (o Serviço à Pastoral da Comunicação das Paulinas), Irmã Helena Corazza, trata-se de uma Pastoral específica e precisa ter uma equipe diocesana e organização local. Compreende o diálogo com a sociedade, a comunicação nas pastorais e entre as pastorais, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte, a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado.

Na Diocese de Crato, a Comissão Diocesana da Pastoral da Comunicação é coordenada pelo padre Aurelino Gondim, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, responsável por garantir a unidade de ação, orientando-a com base nos princípio da Igreja. Ele atua como elo entre o clero e a Pastoral. Orienta a Comissão Diocesana na elaboração de temas para cursos, retiros, formações e outros.

(Organograma explica funções da Pascom. Foto: Reprodução)

Já a Assessoria de Comunicação (ou Ascom), segundo o Manual de Comunicação da Federação Nacional dos Jornalistas, é exercida por profissionais jornalistas, devidamente formados, tendo a função de garantir a imagem positiva da Igreja para toda a sociedade, ficando responsável por fazer contato com as mídias divulgando as ações, desenvolvendo assim o papel de facilitadora de relacionamento entre a instituição e a mídia. Sua atividade se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, para os veículos de comunicação em geral.

Desse modo, a Pascom, atuando entre as demais pastorais, fornece as informações para a Ascom. Essa, por sua vez, elenca aquilo que considera interessante para a imprensa, gerando a chamada “mídia espontânea”, ou seja, informações sobre a Igreja para serem divulgadas nos veículos de comunicação, como rádio, televisão, internet, entre outros, sem pagar nada por isso.

O serviço da Ascom na Diocese é exercido por duas jornalistas, graduadas pela Universidade Federal do Cariri: Patrícia Silva e Patrícia Mirelly.

(Organograma também explica funções da Ascom. Foto: Reprodução)

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts