A região forânia II, que compreende as paróquias de Barbalha, Caririaçu e Juazeiro do Norte, realizou, com êxito, na manhã deste sábado, 04 de março, a Assembleia Pastoral. O evento aconteceu no salão da Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, em Juazeiro, e contou com a efetiva participação de representantes dos ministérios (Caridade, Liturgia e Palavra), além dos párocos e diáconos das paróquias pertencentes à região.
De caráter formativo, o encontro oportunizou os participantes a, juntos, refletir e aprofundar a melhor forma de se fazer um planejamento pastoral (para as paróquias) capaz de atender as necessidades que o Plano de Pastoral Diocesano, PPD, traz como desafio: dar “um rosto novo” às pastorais sociais, seguindo os pilares da “Igreja em saída”, presente no “Evangelii Gaudium”, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.
Com uma metodologia dinâmica, o momento foi assessorado pelo bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, que tratou das etapas do plano pastoral, seu processo avaliativo e sua reformulação. As urgências e prioridades de evangelização também estiveram em pauta. São elas: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida pastoral; Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena.

Essas urgências e prioridades devem ser trabalhadas em cada ministério: Caridade (vivida, testemunhada e anunciada), Liturgia (celebrada na comunidade) e Palavra (recebida), a fim de alcançar três níveis: promoção da dignidade da pessoa, renovação da comunidade e construção de uma sociedade mais justa.
Para Antônio Vieira, membro do Ministério da Caridade, o encontro “trouxe uma temática muito boa, onde pudemos avaliar, planejar, tanto no que diz respeito à missão, quanto à celebração”.
Um dos jovens presentes à formação, Fagner Pereira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, acredita que a juventude também deve ter espaço nesses encontros, uma vez que também é responsáveis em propagar a Palavra de Deus, “que deve nos motivar no trabalho pastoral e paroquial com a nossa característica jovem”.

Avaliação
O padre Luciano Pinheiro de Brito, vigário responsável em articular as atividades da Forania II, avalia que o encontro foi um momento de comunhão, principalmente pela presença do bispo, párocos, diáconos e a coordenação de cada ministério presente nas paróquias. “Foi uma reunião muito frutuosa, porque todo mundo sai daqui consciente de quais são os passos que nós devemos dar na construção de nossa caminhada pastoral na Forania”, afirmou.
Na oportunidade, além do momento formativo com dom Gilberto, foi apresentada a agenda com as atividades da Forania para este ano e início do próximo.





