Assembleia reúne lideranças juvenis em Crato

Compartilhe:

“Ser o povo das bem-aventuranças”. A frase tão inspiradora – e até profética – foi dita por ninguém menos que o hoje santo, São João Paulo II, à época conclamando os jovens, por quem sempre teve carinho especial, a serem o “sal da terra e a luz do mundo”, como o Evangelho de São Mateus (Mt 5, 13-14).

Inspirada nessa profecia é que uma assembleia, realizada em Crato durante todo este domingo, dia 02 de abril, reuniu diversas lideranças juvenis para partilhar e debater temas pertinentes à vida e as ações da juventude na Diocese de Crato.

De acordo com o padre José Ricardo de Sales, assessor eclesiástico do Setor Juventude, a proposta consistiu em articular uma “pastoral em conjunto”, de modo a congregar todos os segmentos que trabalham a evangelização da juventude e, assim, formar um espaço de comunhão e participação ativa na vida da Igreja.

Entre as discussões, destaca o padre, estava, justamente, a apresentação sobre o Setor Juventude e sua proposta de ação. O Sínodo dos Bispos, que ano que vem tratará dos jovens, da fé e do discernimento vocacional também fez parte da pauta, assessorada pelo padre Pablo Anselmo, da Diocese de Quixadá, assim como a organização da JDJ – Jornada Diocesana da Juventude – marcada para o dia 07 de maio, no Bairro Batateira, em Crato.

(Assembleia aconteceu no Salão do Santuário Eucarístico Diocesano, em Crato)

Esperança na juventude

Participando da assembleia durante o fim da tarde, o bispo dom Gilberto Pastana, saudando as lideranças presentes, disse ver o momento “com muita esperança”. “Eu fico muito feliz e esperançoso com o que eu estou vendo aqui, afirmou o pastor diocesano, pondo-se à disposição da juventude. “Também quero estar no meio de todos, para que se aperfeiçoe o rosto da diocese, sobretudo, a partir do rosto juvenil”, acrescentou. “Mãos à obra! Trabalho mão vai faltar e convite também não. Como pede o Papa, precisamos ir a esse encontro do mundo juvenil. Que nós sejamos, portanto, os primeiros portadores da boa-nova nesse ambiente”.

A palavra “esperança” também esteve na avaliação do coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Licaon Rocha. Segundo ele, apesar dos desafios, como a questão geográfica das entre as paróquias, que limita a atuação do Setor Juventude, no sentido de atingir a todos os jovens, a assembleia contou com um número significativo de expressões, o que o deixa muito esperançoso de que os projetos – sonhados, pensados e rezados juntos – possam dar certo.

Estiveram presentes à assembleia os representantes das expressões da Congregação das Filhas Santa Teresa de Jesus, Filhos Amados do Céu, JUFRA, JUMAS, JM, PJ, Assessoria do Setor Juventude, Javé Yiré, EJC, Fraternidade o Caminho, Missão Resgate, Conselho Diocesano do Segue-Me, Sal dá terra, Shalom, Crisma, Elohim, Aliança de Misericórdia, Movimento de Cursilho de Cristandade e Comunidade Senhora e Rainha.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts