Durante o final da tarde e início da noite deste domingo, dia 8 de janeiro, dia da Epifania do Senhor, fiéis da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, encerraram a festividade do padroeiro que teve início na festa de Cristo Rei do Universo, dia 20 de novembro. A celebração solene foi presidida por dom Gilberto Pastana, que pela primeira vez participou, como bispo diocesano, de uma festa de padroeiro na diocese de Crato.
Foram cinquenta dias de festa que contou com uma programação vasta, como a visita da imagem do Menino Jesus de Praga nas dez comunidades da paróquia, onde foi celebrado um tríduo em cada uma, encerrando com um workshop na praça da Igreja Matriz, apresentando as atividades de cada uma das pastorais que a paróquia possui. Depois teve início, no dia 30 de dezembro, o período do novenário, onde a visita com a imagem do padroeiro aconteceu em residências da sede paroquial. Durante este tempo também era rezado, pela manhã, o oficio da Imaculada Conceição, seguido da caminhada matinal e um café da manhã na residência da pessoa que acolhia a imagem do padroeiro.

Tudo isso, segundo o pároco, padre Cícero Leandro, para fazer com que os fiéis pudessem vivenciar a partilha e a comunhão. “Através da festa do padroeiro a comunidade renova a fé, a esperança. É o tempo de fazer com que toda a comunidade se aproxime mais, desde a preparação de colocar as bandeiras na praça, as caminhadas pela manhã, preparar andor, tudo isso gera um envolvimento em que todos se sentem coparticipantes deste projeto da grande festa do padroeiro”, disse.
Na programação de encerramento, além da Santa Missa, também aconteceu a procissão solene com a imagem do padroeiro à frente passando por algumas ruas do bairro Novo Juazeiro, a mesma utilizada desde a criação da paroquia em 1989. Este ano a imagem foi colocada em um andor, preparado por Demetrius Alves, no estilo gótico, que media 4,60m de altura por 2,40m de largura, com quatro vitrais.

Dom Gilberto também acompanhou a procissão, rezando e cantando com os fiéis e, ao ver aqueles que enfeitavam suas portas para o padroeiro passar, acenava para cada um deles, ou quando percebeu que uma devota, idosa, estava sentada na porta de sua casa rezando também, ele foi ao encontro dela, beijou sua mão, a abençoou, sorriu… “É missão nossa animar as comunidades e as pessoas, sobretudo hoje, no dia em que celebramos o encerramento do festejo do Menino Jesus de Praga, esta festa que nos recorda a manifestação de Deus em nossa história, em nossa vida. Como é bonito ver esta comunidade hoje levando essa experiência da visita ao presépio, da acolhida ao Senhor e levar este Senhor para fora, para as pessoas para que todos possam vê-lo e todos possam enxergar a luz que é o Senhor”, disse o bispo.
Cerca de 200 pessoas estiveram envolvidos com a organização da festividade, que teve como tema “Jesus veio morar em nossa casa e fez dela um lugar de comunhão e partilha”.






