Tendo o Padre Cícero e a beata Maria de Araújo como guias, a programação da Ampliada Nacional da Juventude ganhou uma expressão ainda mais significativa e mística.
No entardecer desta terça-feira, dia 24, os jovens vindos das mais longínquas regiões do Nordeste e do país, fizeram o itinerário dos romeiros até o Horto e no trajeto vivenciaram momentos de fé, alegrias, festejos e os mais profundos sentimentos.
– Essa experiência ficará marcada na minha vida, porque é única. Eu nunca tinha vindo ao Ceará, ao Crato, Juazeiro, então pra mim é um momento que ficará marcado eternamente como experiência de caminhada pastoral, porque nós somos uma Igreja jovem, em missão, que caminha junto com a juventude, para transformar vidas. E essa é a lição maior aqui: partilhar as nossas experiências e comungar com toda a juventude do Brasil – disse a jovem Denise Martins, do Maranhão.
Do Horto do Padre Cícero, os meninos e meninas rezaram, cantaram e miraram a “Galileia”, simbolizada na cidade que, aos poucos, era iluminada.

A ANPJ, sediada pela Diocese de Crato, é o momento de fazer a revisão dos projetos da Pastoral da Juventude à luz dos desafios modernos que se apresentam e que se impõem aos jovens.
A peregrinação, revelou-se, assim, como uma das manifestações mais significativas. Para Leon Patrick, assessor nacional da Cáritas (Programa Infância, Adolescência e Juventude – PIAJ), estar aos pés da imagem do Padre Cícero, que une as pessoas em itinerários de fé e religiosidade popular, “marca muito a gente”.
– E eu acho que a juventude brasileira reunida aqui, hoje, no âmbito da Pastoral da Juventude é também um dizer a sociedade e pra Igreja de como essa juventude está ligada a essa experiência da piedade popular. Não é dizer que a gente, por questões da tecnologia, da modernidade, a gente se apartou dessas experiências. É muito mentira isso. Nós nos ligamos a essas experiências e a gente vem beber dessa fonte, pra olhar pro futuro e pra seguir, também, fazendo romaria.

A Ampliada da Juventude segue até o próximo dia 29, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato.


								
													


													
													